• 10 Abril, 2022

A Medida de Apoio à Capacitação e Qualificação dos Centros de Alto Rendimento (CAR) da Rede Nacional de Portugal, dentro do eixo estratégico de “apoio à investigação, ciência, publicações e edições”, atingiu o valor total e 15.000,00 euros em 2021.
A medida é atribuída no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a Fundação do Desporto e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tendo em consideração a missão e valores de cada entidade e considerando as necessidades crescentes de colaboração e articulação por parte de entidades com objetivos estatutários e missões focalizadas no desenvolvimento social, civilizacional e económico. As duas instituições também pretendem desenvolver formas de colaboração e intercâmbio mútuos em áreas de reconhecido interesse público, científico, técnico e prático, em especial no que concerne à promoção da saúde, da educação, qualificação e formação e em prol da cidadania.
O objetivo da medida de apoio é melhorar a capacitação e qualificação dos recursos humanos e diretivos dos CAR, através da concessão de um cofinanciamento de apoio à formação, capacitação e qualificação dos funcionários, colaboradores, dirigentes e demais pessoal técnico.
O cofinanciamento é concedido a título de bolsa de estudo e para o ano letivo de 2021/2022 foi prevista a dotação total no valor de 15.000,00 euros.
Foram definidas as seguintes tipologias de Bolsas de Estudo:
a) Bolsa de Formação Profissional no valor de 500,00 euros (elegível a frequência de cursos de dupla certificação; formação modular certificada; formação profissional ou de extensão universitária);
b) Bolsa de Especialização ou de Formação Avançada no valor de 1.000,00 euros [elegível a frequência de cursos de espacialização, de formação avançada ou cursos técnicos superiores profissionais (TeSP)];
c) Bolsa de Pós-Graduação no valor de € 1.500,00 (cursos de pós-graduação);
d) Bolsa de 1.º, 2.º ou 3.º Ciclo no valor de € 2.500,00 (licenciatura, mestrado ou doutoramento).
Foram consideradas as seguintes áreas prioritárias por hierarquia: treino desportivo; gestão e administração; medicina e enfermagem desportiva; fisioterapia; nutrição; apoio especializado a pessoas com deficiência; massagem desportiva; terapêuticas; infraestruturas desportivas; negócios, comércio, turismo e internacionalização.
Foram atribuídas as seguintes Bolsas:
Doutoramento em Ciências do Desporto – Treino Desportivo
Mestrado em Gestão das Organizações em Gestão do Desporto
Mestrado em Ciências do Desporto, especialidade em Avaliação e Prescrição na Atividade Física
Pós-Graduação em Sport Performance/Treino Desportivo
Curso de Especialização em Contratação e Compras Públicas (Public Procurement)
Curso de Especialização em Direção de Segurança

Para Maria da Cunha, Sub-diretora da Direção de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, “nunca é demais afetar recursos na área da educação e da formação profissional. A Santa Casa através do Departamento de Jogos tem um programa de Bolsas de Educação que já promove, desde 2013, de apoio às carreiras duais, para os atletas de alto rendimento que estão na caminhada olímpica, paralímpica e surdolímpica. Estamos, naturalmente, bastante satisfeitos por poder estender, também, aos profissionais da gestão do desporto da rede nacional dos CAR este instrumento de apoio à capacitação e qualificação destes recursos humanos para que possam ter outras ferramentas e desenvolver novas dimensões no âmbito da sua formação especializada.”
Paulo Frischknecht, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, destaca que “A responsabilidade da FdD na Coordenação da Gestão dos CAR tem um pilar central: a qualificação dos técnicos e funcionários dos Centros, elemento determinante para o bom desempenho da missão destas unidades.”