• 9 Maio, 2019

Considerada a urgência da intervenção e prevenção dos incidentes de violência no contexto desportivo, nomeadamente manifestações de racismo e xenofobia, a Fundação do Desporto integra a Campanha Nacional “Violência Zero”, promovida pelo Governo, a decorrer desde 17 de abril de 2019.

Verificado um aumento significativo de notícias relacionadas à violência, racismo, xenofobia e intolerância nos eventos desportivos, que impossibilitam a sua concretização nas condições devidas, urge reforçar a eficácia de resolução destes fenómenos e asseverar a sua prevenção, por forma a garantir a segurança nos eventos desportivos.

Neste sentido, foi criado um grupo de trabalho para uma abordagem multi-institucional destas temáticas no âmbito do Conselho Nacional de Desporto, do qual a Fundação é membro.

Resultado de uma parceria com os quatro canais de televisão generalistas, a campanha nacional “Violência Zero” será difundida durante três semanas, na SIC e na SIC Notícias, na TVI e na TVI 24, na CMTV e, durante quatro semanas, na RTP e na RTP3.

Junte-se a esta iniciativa: partilhando o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=NLvdnsRRLws&feature=youtu.be ; partilhando boas práticas/episódios de fair play, que podem ser enviados para boaspraticas@violenciazero.gov.pt, em formato de texto, vídeo, fotografias ou áudio, com identificação dos intervenientes e data, para que as mais originais possam ser destacadas, quer no portal www.violenciazero.gov.pt, quer nas páginas de Facebook e Instagram criadas para o efeito; e ainda com testemunhos de fair play – vídeos curtos (poderão consultar alguns exemplos no site da campanha), ou depoimentos por escrito, de agentes desportivos. Se possível, conseguindo que o testemunho termine com a frase: “Todos juntos, contra a violência no desporto”, que estarão a ser rececionados em gabinete.sejd@medu.gov.pt.

A fim de promover o fair play desportivo, Paulo Frischknecht – Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto fez questão de deixar o seu testemunho – ver vídeo.