• 20 Junho, 2022

O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Rio Maior vai voltar a receber atletas olímpicos brasileiros de várias modalidades já em 2022 e até aos Jogos Olímpicos de Paris2024, à semelhança do que aconteceu para Tóquio2020.
Em declarações à agência Lusa, o presidente do Comité Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, confirmou que Rio Maior “foi fundamental para o sucesso do Brasil” na capital japonesa e, a caminho de novos Jogos, esta “ótima estrutura” que “acolhe muito bem” vai continuar a servir de base.
“Decidimos dar continuidade a essa parceria até Paris2024, e várias modalidades passarão por Rio Maior já este ano, como a natação, atletismo, triatlo, voleibol e andebol”, afirmou o dirigente.
A “necessidade das federações” vai ditar quantos atletas passarão por Portugal nos próximos anos e pelo centro na cidade do distrito de Santarém, que é já “uma porta de entrada para os atletas olímpicos brasileiros na Europa”.
Segundo Wanderley, a seleção de voleibol masculina estará no centro em agosto, antes do Mundial, e olhando para a frente o objetivo é conjugar esta “base permanente para certas equipas brasileiras”.
Se no ciclo olímpico anterior, 119 dos 312 atletas apurados passaram por Portugal, e não só por Rio Maior, não há “um número exato” para este, depois de 21 medalhas conseguidas em Tóquio2020.
“O objetivo é sempre apresentar uma evolução nos resultados em relação à edição anterior. Melhorámos o nosso desempenho do Rio2016 para Tóquio2020, e agora esperamos fazer o mesmo em Paris2024”, afirma.
Em Tóquio, o Brasil apresentou-se com a melhor delegação de sempre em Jogos fora do seu país, e mais de um terço treinou em Portugal, em grande parte devido à pandemia de covid-19.
A Missão Europa, desenhada pelo COB, trouxe para Portugal mais de duas centenas de atletas, dos quais 119 participaram em Tóquio2020, de 16 modalidades que conseguiram apuramento, ‘desbloqueando’ a possibilidade de treinar e competir de muitos atletas.
O COB realçou ainda o impacto desta deslocalização, para Rio Maior, que foi o epicentro da Missão Europa, mas também para outras localidades, como Coimbra, Cascais, Sangalhos, Vila Nova de Gaia, Funchal e Nazaré.
A Fundação do Desporto coordena a gestão da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, da qual a estrutura de Rio Maior faz parte.