• 26 Julho, 2016

A Fundação do Desporto encerrou no dia 26 de Julho uma primeira sequência de 13 reuniões de trabalho nas 13 unidades que incluem a Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento.

Inseridas no projeto de internacionalização da Rede Nacional CAR, estas reuniões tiveram como objetivo apresentar aos elementos da Comissões de Gestão Local, a equipa, as ferramentas e metodologias a desenvolver, e deles recolher os melhores inputs para o projeto, iniciando também os trabalhos de recolha de informações para o diagnóstico da Rede Nacional de CAR.

O projeto de internacionalização da Rede CAR tem como objetivo estratégico promover internacionalmente os produtos, equipamentos e recursos associados aos Centros de Alto Rendimento de Portugal em pelo menos 10 mercados externos, através da implementação de uma estratégia de marketing internacional que aumente a visibilidade internacional dos CAR Portugal, atenuando a diferença entre a sua qualidade intrínseca e a qualidade percebida pelos mercados.

O projeto prevê igualmente a prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados, bem como o desenvolvimento de processos colaborativos de internacionalização, da partilha de conhecimento e capacitação da Rede de CAR para a internacionalização.

No âmbito do projeto existe uma atividade designada de “Avaliação diagnóstico do potencial de internacionalização dos CAR de Portugal | Seleção de 10 Novos Mercados-Alvo”. Esta tarefa consiste em efetuar uma avaliação crítica das potencialidades dos CAR Portugal nos mercados externos, nomeadamente dos produtos, serviços equipamentos e infraestruturas existentes face à tendência da procura internacional, de forma a poder delinear um plano de internacionalizar adequado e eficaz para a rede CAR Portugal. Para além do estudo de benchmarking é importante desenvolver os seguintes instrumentos: plano de marketing; plano de negócios, estudo do potencial económico da rede no estrangeiro, partindo do estudo de diagnóstico da Rede.