A sede do Comité Olímpico de Portugal foi o palco para a apresentação da obra plástica de Mário Vitória “Paris’2024 Mergulhos de Renascimento: a grande união dos Cardumes”.
Trata-se de um cruzamento das culturas portuguesa e francesa, aliado ao desporto no geral e à natação em particular.
A tela, foi exposta na sede do Comité Olímpico de Portugal. O autor representou, em cada um dos lados da obra momentos e figuras de Portugal e de França. No topo do lado português pode ver-se um desenho da Torre Eiffel apreciada através dos olhos de um nadador, que está debaixo de água.
A tela tem mais de dois metros de altura, um balão de ar quente, numa alusão à obra de Júlio Verne, no qual viajam vários heróis franceses.
Em simultâneo foi apresentado o livro com o mesmo nome, editado por Jorge Olímpio Bento, Carlos Assunção e António José Silva.
Nele se faz uma análise aos ideais olímpicos, às relações linguísticas, literárias e culturais entre os dois países, e termina com um capítulo dedicado aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris’2024.
Na cerimónia representaram a Fundação do Desporto a Vice-presidente do Conselho de Administração Anabela Reis e o Diretor Executivo, Paulo Marcolino.