• 3 Julho, 2024

No âmbito da iniciativa Save the Dream, a ICSS EUROPE organizou a conferência final do projeto “Crossing the Boundaries through Sport (CrosSport)”, no Centro de Alto Rendimento do Jamor.
Este projeto tem sido implementado em parceria com o Centro Internacional de Trégua Olímpica, Fondazione SS Lazio 1900 e Fundación Sevilla FC, com o apoio da União Europeia.
O CrosSport foi concebido para apoiar jovens refugiados na Europa, utilizando o desporto como ferramenta para a sua integração e inclusão social.
Após dois anos de trabalho, este apoio é agora tangível graças a um conjunto de medidas que realizou:
- o estabelecimento de um mecanismo colaborativo nacional e europeu
- a rede de intervenientes-chave com ideias semelhantes no ecossistema do desporto para a inclusão
- a recolha de boas práticas
- a produção de um manual de metodologia e de novas ferramentas educacionais destinadas a capacitar
partes interessadas e refugiados
- uma ampla ação de divulgação e sensibilização
Representantes da comunidade de refugiados e parceiros de todos os países participantes estiveram presentes no
evento, que representou uma oportunidade de partilha e discussão dos desafios, resultados e perspectivas
do CrossSport.
A Fundação do Desporto colaborou nas atividades, estudos e iniciativas realizadas ao longo dos 24 meses deste Projeto, através da Vice-Presidente, Anabela Reis, e do Diretor Executivo Paulo Marcolino.