• 18 Dezembro, 2017

Representantes do mundo do desporto uniram-se para explorar os resultados do projeto PsyTool – Erasmus + Sport, acerca do papel da psicologia do desporto para criar valores positivos e fomentar a inclusão social, numa reunião e conferência realizadas nos passados dias 27 e 28 de novembro, no Chelsea FC, em Londres.
A Fundação do Desporto, parceiro executivo do projeto, coorganizou esta conferência apresentada pela rede Fare, do PsyTool UK, pelo International Centre for Sport Security e pelo International Council for Coaching Excellence. Paulo Marcolino, Diretor Executivo da Fundação do Desporto, fez-se acompanhar nesta conferência pelo árbitro FIFA e UEFA – João Capela e por João Graça – Ministério da Educação, também eles “Agentes de Mudança” representantes da entidade.
Sob o tema “superar diferenças: como o desporto contribui para a integração cultural na Europa”, Patrick Gasser da UEFA, Ramunas Linartas da Comissão Europeia e o ex-ministro do Desporto do Reino Unido e de Tony Blair, Richard Carbon, exploraram o papel do desporto como ferramenta para colmatar as diferenças culturais e, ouviu-se Jon Carazo ‘Agente de Mudança’ PsyTool, da Seleção Nacional de Remo Espanhola, treinado para ajudar a criar mudanças comportamentais no desporto através deste projeto.
“O desporto detém riqueza e poder de influência para mudar a sociedade. Os políticos têm de ser mais responsabilizados e o desporto mais responsável para garantir que este poder seja maximizado” afirmou Richard Carbon, o ex-ministro do desporto do Reino Unido.
Um segundo painel abordou a forma como o desporto pode contribuir para mudanças e para o desenvolvimento social. Louise Englefield da Pride Sports, Luca Ugolotti de Rugby Colorno e Jack Reynold da Football Beyond Borders partilharam as suas experiências na execução de programas comunitários e como estes impactaram a vida dos seus beneficiários. Durante o debate, os oradores realçaram que as expectativas acerca do que o desporto pode alcançar devem ser realistas e que outros setores e atores devem, também, desempenhar um papel importante.
A conferência incluiu uma apresentação da plataforma e-learning PsyTool, que treinou 200 “Agentes de Mudança” em sete países; uma discussão em torno dos projetos piloto implementados pelo Sevilla FC e pelo Sporting Clube de Portugal; e, a criação de uma rede europeia virtual de “Agentes da Mudança”, que dará continuidade ao projeto.
PsyTool é um projeto Erasmus + Sport, cofinanciado pela Comissão Europeia, que reúne 13 parceiros de cinco países. Nos últimos dois anos, o projeto ajudou a aumentar a consciencialização sobre um amplo espectro de questões que ameaçam o desporto e forneceu ferramentas que permitem aos envolvidos intervir, com base na psicologia do Desporto, apoiar e estruturar melhor as suas organizações.
Lisa Ek, treinadora de futebol e “Agente de Mudança” afirma: “Antes de fazer o curso pensava que estava desempenhar um bom trabalho de liderança com as minhas equipas, mas tudo o que fiz foi com base na minha intuição, fiz o que sentia ser correto. Agora sei como enfrentar as diferentes situações e obtive a estrutura, formas e ferramentas para aprender quando tenho duvidas. Estou realmente super feliz por ter tido a oportunidade de fazer o curso e sinto-me honrada por me tornar um “Agente de mudança”.
A conferência terminou com uma série de recomendações do líder do projeto PsyTool – José Carlos Jaenes, da Universidade Pablo de Olavide, para as organizações envolvidas na administração e gestão desportiva.
Estas incluem: desenvolver um Código de Ética apropriado e extensivo para informar as suas atividades diárias; comunicar amplamente o Código de Ética com todos os stakeholders, instruir e fornecer-lhes as ferramentas para o impor; criar um grupo de trabalho de “Agentes de Mudança” que promovam e monitorizem a aplicação de boas práticas na sua área de influência; colaborar ativamente com organizações similares a nível local, regional e nacional, para multiplicar o efeito das boas práticas.