• 28 Novembro, 2014

Captura de pantalla 2016-07-30 a las 15.30.04Os internacionais portugueses Diogo Chen e Rita Fins partem no próximo domingo para Xangai, para o Campeonato do Mundo Júnior de Ténis de Mesa, competição onde estarão presentes com o apoio da Fundação do Desporto.

O Mundial de Xangai disputa-se entre os dias 2 e 8 de Dezembro e surge como uma importante oportunidade de competição para os vice-campeões nacionais seniores, ambos atletas inseridos no Programa de Esperanças Olímpicas da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, e que tinham conquistado o apuramento para a referida competição. Devido aos encargos inerentes, a viagem dos jovens mesa-tenistas do Sporting e do CTM Mirandela chegou a ser dada como impossível, mas foi assegurada com a intervenção da Fundação do Desporto.

“São jovens com grande futuro numa modalidade que tem dado grandes resultados ao nosso país. Temos a obrigação de captar recursos para apoiá-los, é esta a missão da Fundação do Desporto e estamos muito satisfeitos por conseguirmos garantir este apoio”, afirma Carlos Marta, presidente da Fundação do Desporto, destacando o “valor e a capacidade de progressão” de Diogo Chen e de Rita Fins.

O potencial dos dois jovens é igualmente reconhecido pelo presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa. “Estamos a falar de duas grandes esperanças do ténis de mesa português, que precisam de competir ao mais alto nível para continuar a evoluir. O Diogo Chen e a Rita Fins têm provas dadas, merecem todo o apoio possível e, nesse sentido, contactámos a Fundação do Desporto, que respondeu da melhor forma”, explica Pedro Moura, concluindo: “Há dois anos, no Mundial da Índia, não conseguimos estar presentes devido às dificuldades de orçamento. No ano passado conseguimos estar em Marrocos, mas agora, em Xangai, não teríamos possibilidade”.

Diogo Chen, vice-campeão nacional sénior e número 2 do ranking europeu júnior, integrou a equipa nacional sénior que recentemente se sagrou Campeã da Europa, em Lisboa. O jovem de 18 anos venceu o Open da República Checa e foi medalha de prata no Europeu. Como cadete, há três anos, registou o feito inédito de conquistar quatro medalhas no Campeonato da Europa. “Neste Mundial, as minhas expectativas na prova individual passam por superar pelo menos duas rondas no mapa final e, em pares mistos, chegar aos oitavos-de-final”, afirma Diogo Chen.

Rita Fins, igualmente vice-campeã nacional sénior, começou a igualmente a destacar-se enquanto cadete, foi campeã da Europa de pares júnior e integrou a selecção nacional que alcançou um inédito e histórico 12º lugar no Europeu sénior.  “Vou jogar com as melhores jogadoras do Mundo no meu escalão, quero dar tudo e lutar pelo melhor resultado possível”, avança Rita Fins.