O percurso de trinta anos da Fundação do Desporto, que se celebrou numa cerimónia realizada no emblemático Convento de Jesus, em Setúbal, é também reflexo de uma visão mais ampla: a visão do setor fundacional que, em Portugal e na Europa, se revelou indispensável.
As Fundações fazem parte da História viva das nossas sociedades e dos seus povos. Estas organizações ajudam a edificar projetos e soluções de inovação e de empreendedorismo social que sem elas não seria possível.
São entidades que inovam, que constroem redes de solidariedade, que acrescentam valor à missão do Estado, com quem trabalham articuladamente, combatendo desigualdades, transformando realidades…
A Fundação do Desporto é uma expressão desse contributo!
Na estrutura organizacional da Fundação do Desporto destacam-se vários órgãos. Numa organização pública o desempenho funções técnicas e de compliance é de primordial relevância, pois asseguram a integridade e a transparência. Por decisão estratégica, desde 2013 que algumas destas funções são exercidas por especialistas em regime de outsourcing.
Na celebração dos 30 anos, a Fundação do Desporto distinguiu especialistas e técnicos que muito contribuíram para sua a consolidação e desenvolvimento:
– Diogo Guia (Chefe de Gabinete Secretário de Estado do Desporto / XIX Governo Constitucional).
– Margarida Dias Ferreira (Advogada).
– Francisco Bolota Belchior (Advogado).
– André Pardal (Advogado).
– Carla Coelho (Advogada, Gesbanha, SA).
– Florbela Dias (Economia e Finanças, Gesbanha, SA).
O evento, conduzido pelo jornalista Paulo Sérgio (RTP), reuniu cerca de 100 convidados e contou com cobertura de vários órgãos de comunicação social.