• 1 Outubro, 2024

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) apresentou na manhã desta terça-feira, dia 1 de outubro um estudo sobre o valor do Desporto em Portugal nos últimos 28 anos. Um trabalho solicitado pelo presidente da instituição, Dr. Daniel Monteiro.

O documento, cujo título é “O Valor do Desporto Português, o seu Financiamento (1996-2024) e o seu Futuro” foi elaborado e apresentado pelos Professores Fernando Tenreiro, Investigador em economia do Desporto, Jorge Vilela de Carvalho, Diretor do Departamento de Desporto do IPDJ entre 2012 e 2022 e Jorge Nunes de Sousa, Coordenador do Desporto Escolar entre 1999 3 2024.

O estudo faz um levantamento exaustivo do estado do desporto no nosso país e do financiamento atribuído às diversas instituições que trabalham na área, mas também apresenta conclusões e recomendações ao Governo.

De entre elas destacam-se as seguintes:

• efetividade da Educação Física no 1º ciclo do Ensino Básico
  • duplicação do número de praticantes desportivos até 2030
  • transferir créditos financeiros de outros setores (educação, saúde, turismo, coesão territorial) para o setor Desporto
  • criar mecanismos de compensação para o conjunto de federações desportivas não beneficiárias dos montantes provenientes das apostas desportivas
  • proceder a uma atualização do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

Depois da apresentação do estudo procedeu-se a um debate, no qual participaram os antigos ministros Professor David Justino (Educação) e Dr. Manuel Pizarro (Saúde), bem como o Professor Fernando Tenreiro, um dos autores do estudo.

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Desporto Dr. Pedro Dias que referiu, entre outros importantes assuntos que “o desporto na escola é um espaço privilegiado para a inibição desportiva. Mas o desporto na escola não deve dar as mesmas respostas às crianças que já têm atividade física nos clubes. Deve haver articulação entre todos. Está no programa do Governo e é ele que nos deve orientar”.

A Fundação do Desporto esteve representada pela Vice-presidente Anabela Reis e pelo diretor executivo Paulo Marcolino. recorde-se que a CDP é Membro Fundador da Fundação.

Esta apresentação decorreu no auditório do Parque dos Poetas, em Oeiras.