• 22 Novembro, 2016

No âmbito da estratégia de cooperação externa e exploração do mundo lusófono a Fundação do Desporto tem encetado diversas ações junto de congéneres da CPLP. Pela primeira vez participou no Encontro de Fundações da CPLP que se desenrolou em Maputo, Moçambique, de 15 a 17 de novembro de 2016, onde pontificaram Joaquim Chissano – Presidente da Fundação com o seu nome, Graça Machel – Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, entre outras 16 fundações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor.

Nesta jornada foi possível estabelecer contactos com membros do Governo, Administração Pública, universidades e entidades da sociedade civil moçambicana acompanhados pela Embaixadora de Portugal em Maputo – Dra. Maria Amélia Maio de Paiva.

Do programa de atividades, para além dos debates e reflexões em torno da Agenda Global 2030, foi possível visitar projetos locais de grande relevância, desde os Comités Comunitários de Proteção à Criança de Manhiça, um projeto da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, que visa criar um sistema funcional de proteção e acompanhamento de crianças em situação de vulnerabilidade e a sua referenciação aos serviços sociais, ao Centro de Investigação em Saúde de Manhiça, um projeto da Fundação Manhiça que impulsiona e conduz investigação biomédica em áreas prioritárias de saúde, centrando-se em doenças que causam a maioria de mortes no mundo, em especial nos países pobres e que está a finalizar a validação da vacina contra a malária.

Entre muitas visitas de campo e a participação de ilustres nomes da sociedade civil dos vários países representados, destaca-se a receção na Fundação Fernando Leite Couto, em honra ao pai de Mia Couto, que recebeu os participantes pessoalmente.

Este certame, organizado pelo Centro Português de Fundações, recebeu o apoio institucional dos diferentes Governos e do Secretariado Executivo da CPLP e a participação das mais importantes fundações portuguesas.

Na sequência desta investida a Fundação do Desporto já se encontra a colaborar com as autoridades moçambicanas, governamentais, da Administração e com a Universidade Eduardo Mondlane em vários dossiers que incluem, naturalmente, os Centros de Alto Rendimento.