• 15 Julho, 2016

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 A Fundação do Desporto, entidade responsável pela coordenação, gestão e promoção nacional e internacional da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, apresentou no dia 15 de Julho, em Vila Nova de Foz Côa, a programação operacional do projeto “INTERNACIONALIZAÇÃO DA REDE NACIONAL DE CAR DE PORTUGAL | HIGH PERFORMANCE SPORTS CENTERS OF PORTUGAL”, uma iniciativa de investimento privado na promoção internacional das unidades da Rede Nacional CAR, com o objectivo de dinamização do Desporto e das economias locais.

O valor total de investimento é de 1,45 milhões de euros, com 1,18 milhões a resultarem da candidatura submetida no eixo do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização do Compete 2020. De um total de 69 candidaturas apresentadas, 34 mereceram financiamento e, entre estas, o Projeto da Fundação do Desporto foi o que obteve a melhor classificação no processo de avaliação.

“Este é o maior financiamento de sempre conquistado na história da Fundação do Desporto, neste caso específico para promoção internacional da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, potenciando toda a economia associada. É um financiamento privado que resulta de uma candidatura apresentada dentro trabalho que temos vindo a desenvolver, para captação de novos recursos para o desporto português, para lá dos que resultam do Orçamento de Estado” (Carlos Marta, Presidente da Fundação do Desporto.)

A candidatura foi submetida no eixo do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização do Compete 2020, com o objectivo de implementar um programa de capacitação para a internacionalização da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento. O projeto tem um orçamento global de € 1.457.701,48 para investimento, a que acresce IVA à taxa legal. Foi considerada elegível a verba de € 1.389.592,47, a que corresponde um incentivo de € 1.181.153,60 e € 208.438,87 de compromisso da entidade beneficiária. Cabe à Fundação do Desporto assumir € 276.547,88 relativo à componente do beneficiário acrescido dos montantes não comparticipados pelo programa operacional.

O projeto em causa, apresentado em hoje no CAR do Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa, perante o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, o presidente do IPDJ, o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Presidentes de Câmara Municipal, outros líderes autárquicos e federativos, atletas olímpicos, representantes da AICEP, ANMP, Turismo de Portugal, IP e demais individualidades e instituições envolvidas na Rede Nacional de CAR, irá implementar uma estratégia de marketing internacional com vista ao reforço da visibilidade internacional da oferta de bens e serviços da Rede de CAR em Portugal.

Eis os objetivos específicos deste projeto que tem como promotor líder a Fundação do Desporto:

a)      Planear e avaliar a operação de marketing, promoção e comunicação internacional para os mercados externos dos CAR;

b)     Criar e registar a marca dos CAR;

c)       Promover o trabalho em rede entre os CAR e entidades da envolvente para partilha de conhecimento e capacitação da rede para a internacionalização;

d)     Caraterizar os novos mercados-alvo e avaliar do grau de penetração nesses mercados;

e)      Realizar ações de prospecção internacional dos CAR com agentes dos mercados-alvo internacionais;

f)    Promover internacionalmente a rede de CAR, enquanto produto/serviço diferenciado, reforçando a visibilidade internacional da oferta nacional, e aumentando a qualidade percebida por parte dos mercados;

g)     Criar uma aplicação electrónica, suportes multimédia, e respetiva divulgação on-line;

h)     Comunicar, promover e difundir os objetivos, atividades, resultados e produtos do projeto.