Neste mês de setembro, a Fundação do Desporto assinala o seu 30.º Aniversário, celebrando três décadas de história, cooperação e compromisso com o desenvolvimento do Desporto em Portugal.
A 26 de setembro de 1995, por iniciativa do XII Governo da República Portuguesa, foi criada a Fundação do Desporto por Resolução do Conselho de Ministros n.º 43/95 (II Série). O Senhor Primeiro-Ministro, na altura o Senhor Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, confiou à Senhora Doutora Manuela Ferreira Leite, a responsabilidade do Registo em Cartório Notarial e a respetiva Escritura da Fundação do Desporto, instituindo formalmente esta organização.
Foram trinta anos de dedicação à promoção, valorização do Desporto em Portugal. Desde o apoio a atletas, federações, clubes, municípios e diversos parceiros institucionais, impulsionando projetos de inclusão social, investigação e inovação em Ciências do Desporto.
Desde a sua instituição, esta Fundação integra entidades públicas e privadas, organizações de cúpula do Desporto e empresas de referência, promovendo iniciativas desportivas de excelência que marcam a diferença no presente e projetam o futuro.
“Celebrar 30 anos é também reconhecer quem fez parte deste percurso. Nesta data prestamos tributo a todos os que contribuíram para consolidar a Fundação do Desporto como uma referência nacional e internacional”, sublinha António Silva Tiago, Presidente do Conselho de Fundadores e Curadores e Presidente da Câmara Municipal da Maia.
Entramos na quarta década com o mesmo compromisso de sempre: promover saúde, educação, inclusão e afirmar Portugal no panorama internacional através do Desporto.
O Desporto é para nós um direito, uma oportunidade e um motor de coesão social, saúde, educação e progresso.
Fundação do Desporto celebra 30 anos!