• 26 Setembro, 2025

A Fundação do Desporto celebrou o seu 30.º aniversário no emblemático Convento de Jesus, em Setúbal, numa cerimónia que contou com a presença da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, que presidiu a este momento de homenagem a todos os que acreditam no poder transformador do Desporto.

A Fundação do Desporto é uma entidade pública. Desta organização fazem parte entidades públicas e privadas, organizações de cúpula do universo do Desporto nacional, bem como algumas das maiores e mais prestigiadas empresas nacionais, ou multinacionais com sede em Portugal.

Esta celebração constitui um marco de especial significado, representando três décadas de compromisso e apoio ao desenvolvimento do Desporto em Portugal.

Marcaram presença nesta sessão Membros e ex-Membros de Governo, Presidentes e ex-Presidentes de Câmara Municipal, Presidentes e ex-Presidentes de organizações desportivas de topo, Administradores e ex-Administradores de empresas nacionais e algumas internacionais que, em determinado período, integraram os órgãos sociais desta Fundação.

O evento constituiu um momento de reconhecimento a todos os que, ao longo destas três décadas, contribuíram para afirmar o Desporto como um bem público, motor de coesão social, de saúde, de educação e de progresso.

A 26 de setembro de 1995, por iniciativa do XII Governo da República Portuguesa, foi criada a Fundação do Desporto por Resolução do Conselho de Ministros n.º 43/95. O Senhor Primeiro-Ministro, na altura o Senhor Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, confiou à Senhora Doutora Manuela Ferreira Leite, a responsabilidade do Registo em Cartório Notarial e a respetiva Escritura, instituindo formalmente esta organização.

Ao longo de 30 anos, a Fundação do Desporto apoiou atletas, clubes, federações; promoveu a investigação, a inovação e as Ciências do Desporto; incentivou a inclusão e integração social e contribuiu para que o Desporto se afirme como um direito e uma oportunidade para todos.

Ao longo dos seus 30 anos de existência, a Fundação do Desporto tem desempenhado um papel fundamental na promoção, apoio e valorização da atividade desportiva em Portugal”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Valente Martins, salientando que “a história da Fundação é também a história da modernização do Desporto português, numa articulação que tem sabido unir tradição, inovação e responsabilidade social”.

O Presidente do Conselho de Fundadores e Curadores da Fundação do Desporto, António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, na sua alocução em nome da entidade, afirmou que: “Entrar na quarta década de vida é reafirmar o compromisso de colocar o desporto ao serviço das pessoas, promovendo saúde, educação, inclusão e afirmando Portugal no panorama internacional.

A encerrar, a Ministra Margarida Balseiro Lopes, salientou a importância da Fundação como instrumento fundamental de coesão, desenvolvimento e inclusão social através do desporto, destacando a necessidade de apostar em inovação, conhecimento e cooperação para preparar o futuro. O Governo destacou a Fundação do Desporto como um parceiro fundamental e valioso para o crescimento, a notoriedade e a afirmação do Desporto nacional.

O evento, conduzido pelo jornalista Paulo Sérgio (RTP), reuniu cerca de 100 convidados e terminou com um almoço oferecido pela Câmara Municipal de Setúbal. A sessão contou com cobertura de vários órgãos de comunicação social.