• 11 Outubro, 2024

As cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia receberam entre os dias 8 e 10 de outubro a 18ª Conferência do Conselho da Europa dos Ministros responsáveis pelo Desporto da União Europeia.

A Conferência reuniu Ministros de 50 países, membros do Conselho da Europa, ou membros da EPAS e/ou Partes da Convenção Cultural Europeia, 37 organizações desportivas europeias e internacionais, 50 jovens dirigentes desportivos de cada Estado Membro e estruturas representativas do desporto nacional e internacional, apresentando um amplo espetro de conhecimentos e perspetivas no domínio da governação do desporto. A Fundação do Desporto esteve representada pela Presidente Susana Feitor e pela Vice-Presidente Anabel Reis.

Incluiu sessões dedicadas ao 10º aniversário da Convenção de Macolin sobre a manipulação de competições desportivas e debates entre altos funcionários e o Comité Consultivo do EPAS.

As principais sessões da conferência centraram-se na Carta Europeia do Desporto, com debates e painéis de alto nível sobre temas como «Collaborative Governing: Chegou a altura de adaptar as regras do jogo?» e «Boa governação: Mudar os postes da baliza?».

Na área da juventude o objetivo foi o de  fomentar o conhecimento dos participantes sobre a política desportiva no Conselho da Europa e oferecer oportunidades de capacitação para que os jovens se envolvam na formulação das políticas públicas.

Igualdade de género e carreira dupla, dois assuntos determinantes na atualidade desportiva, estiveram em grande destaque ao longo dos 3 dias. As representantes da Fundação estiveram também presentes nestes painéis de discussão.