• 16 Agosto, 2024

A edição 2024 da Volta a Espanha em bicicleta tem início este sábado, dia 17 de agosto, em Portugal, mais concretamente em Lisboa. Será o primeiro município a receber uma das mais importantes e emblemáticas provas velocipédicas do Mundo, num contrarelógio de 12 quilómetros que terminará em Oeiras.

Mas o pelotão continua em território português nos dois  dias seguintes, com a segunda etapa a ser corrida entre Cascais e Ourém, sendo que os concorrentes ainda terão de percorrer um percurso entre Lousã e Castelo Branco, na segunda feira, dia 19.

Esta vai ser a segunda vez na história da prova que Portugal acolhe a competição. A primeira foi em 1997.

A apresentação da Vuelta decorreu nos Jardins da Torre de Belém, onde todos ficaram a conhecer as 22 equipas e os 176 ciclistas que vão participar.

A Fundação do Desporto fez-se representar na cerimónia de apresentação pela vice-presidente Anabela Reis.

A corrida terá 3.265 quilómetros para testar os ciclistas, entre eles o campeão de 2023 Sepp Kuss (Visma-Lease a Bike) e o português João Almeida (UAE Emirates), como favoritos à vitória final, mas o entusiasmo nacional prende-se, sobretudo, com o arranque nas estradas portuguesas de uma das corridas mais importantes do mundo.