• 8 Agosto, 2024

A Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Susana Feitor representou a instituição no EurAfrican Forum 2024, participando enquanto oradora naquela que é essencialmente uma plataforma orientada para a ação, que promove uma colaboração mais estreita e forte entre a Europa e África, promovendo o crescimento, as sinergias e os modelos de inovação.

O convite partiu do Conselho da Diáspora Portuguesa, através do Professor José Manuel Durão Barroso, Presidente do EurAfrican Forum, Antigo Primeiro-Ministro de Portugal, Antigo Presidente da Comissão Europeia, actual Presidente do Conselho de Administração da Gavi, The Vaccine Alliance e do Engenheiro António Calçada de Sá, Presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa.

O EurAfrican Forum 2024 (EAF), realizou-se no passado mês de julho, sob o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, na Universidade NOVA SBE, em Carcavelos (Cascais).
O tema “África – O Próximo Capítulo: Parcerias para o Crescimento”  promoveu um debate eficaz, moderno e inclusivo apoiado em ideias, realidades e projetos no interesse mútuo dos continentes irmãos.

Depois das seis edições anteriores de muito sucesso, a edição deste ano representou uma oportunidade para reunir líderes europeus e africanos que discutiram e debateram oportunidades de crescimento e desenvolvimento conjuntos.

Foram estes alguns dos tópicos chave do evento:
· Investimento: Desenvolvimento Financeiro para Crescimento Económico e Resiliência no Mercado Global
· Energia e Mineração: Acesso à Energia e Gestão de Recursos Naturais para o Desenvolvimento Sustentável
· Lacuna de equidade: mulheres empreendedoras e representação feminina
· Educação: Programas E-School para Aumentar o Acesso ao Ensino Primário e Superior
· Agronegócio: Investimento Público e Privado para Segurança Alimentar
· Digitalização: Segurança, Acesso e Inovação na Era Digital
· Geopolítica: Desafios e Oportunidades
· Infraestruturas e Urbanização: Os Desafios e Oportunidades da Nova Agenda Urbana
· Esporte: Promovendo a Integração e o Desenvolvimento Sustentável
· Saúde: Fortalecendo a Eficiência dos Sistemas e Promovendo a Qualificação da Mão de Obra

A Fundação do Desporto congratula-se pelo convite e pela troca de experiências de extrema valia.