• 4 Dezembro, 2021

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que tutela o Desporto, na companhia do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht e de João Zamith, em representação da Comissão de Gestão Local do CAR, inaugurou no dia 4 de dezembro a Sala de Estudo Digital do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Viana do Castelo.
Para Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, este é um “casamento feliz – unir a Educação com o Desporto, em especial com o Desporto de Alto Rendimento”, sublinhando que os CAR desempenham um papel importantíssimo na preparação desportiva dos atletas, mas é preciso não descurar a preparação académica e escolar para a vida que se segue à carreira desportiva, relembrando o investimento que todos têm de realizar para proporcionar as melhores condições ao desenvolvimento das Carreiras Duais, felicitando a Fundação do Desporto e os CAR por estarem a trabalhar neste pilar fundamental do desenvolvimento desportivo.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, mostrou-se emocionado com o trabalho desenvolvido, evidenciando que são parcerias como esta que permitem simultaneamente desenvolver o desporto acessível para todos e apoiar atletas nos mais diversos níveis.
Paulo Frischknecht, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, destaca que “este relevante projeto, é uma aposta da Fundação do Desporto que permite desenvolver vários eixos fundamentais para o progresso desportivo em Portugal: contribui para a promoção das carreiras duais e moderniza os CAR capacitando-os para proporcionarem um serviço aos seus utilizadores cada vez mais qualificado.”
Para Maria da Cunha sub-diretora da Direção de Comunicação e Marcas da SCML, “Este é um projeto que fará com certeza toda a diferença no apoio às carreiras duais dos atletas. Será um fator facilitador, incentivando os estudantes nos seus esforços colaborativos, nas suas pesquisas individuais. Estamos, assim, a acompanhar a mudança comportamental e a realidade na qual os alunos estão inseridos, já que permite ao aluno ter uma autonomia maior e de o colocar como protagonista no processo de aprendizagem. Estas garantem também acessibilidade ao ensino, contribuindo para que as barreiras sejam superadas por pessoas que apresentam necessidades especiais. Nesse sentido, a tecnologia bem empregada passa a ser uma grande facilitadora no acesso à informação e à educação.”
João Zamith, representante da Comissão de Gestão Local do CAR, referiu que “este é, provavelmente, um dos melhores e mais bem equipado CAR dedicado ao Surf do mundo”.
No âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a Fundação do Desporto (FdD) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e no eixo de apoio a “projetos de educação, formação, capacitação e qualificação pelo desporto”, foi aprovado o investimento num programa que permitirá a instalação de “Salas de Estudo Digitais nos CAR”.
Estrategicamente ficou definido que este projeto desenrolar-se-á ao longo de 3 anos, instalando e equipando salas de estudo tecnológicas na Rede Nacional de CAR. Após uma análise técnica e estratégica entre a FdD, a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), da Direção Geral da Educação/Ministério da Educação, numa lógica de colaboração sinérgica com vista a convergir em objetivos e metas de política nacional, foi deliberado que os três CAR contemplados em 2020/21 são os seguintes: CAR de Viana do Castelo, CAR de Montemor-o-Velho e o CAR de Vila Real de Santo António.
Para 2022 estão já contratualizadas as Salas de Estudo Digitais dos CAR da Maia, Gaia, Anadia/Sangalhos, Nazaré e Caldas da Rainha. O objetivo é ter a Rede Nacional de CAR, que conta com 13 Unidades especializadas, totalmente equipadas com Salas de Estudo Tecnológicas/Digitais até final de 2022/23.
O Protocolo de Cooperação celebrado entre a FdD e a SCML assenta em pontos comuns vertidos na missão e valores das entidades. Considerando as necessidades crescentes de colaboração e articulação sinérgica institucional, por parte de entidades com objetivos estatutários e missões focalizadas no desenvolvimento social, civilizacional e económico, a FdD e a SCML decidiram desenvolver formas de colaboração e intercâmbio mútuos em áreas de reconhecido interesse público, científico, técnico e prático, em especial no que concerne à promoção da saúde, da educação, qualificação e formação e em prol da cidadania.
Para além dos aspetos relacionados com a edificação das Salas, fazem parte desta Medida o fornecimento de mobiliário específico, quadros interativos, monitores televisivos especializados ao Mobile Learning, computadores, tablet, software específico, assessórios diversos e complementares tais como, routers, microfones, câmaras de videoconferência, impressoras, diferentes suportes de armazenamento, entre outros.
Este projeto visa a melhoria das condições de trabalho/estudo dos praticantes desportivos sediados/deslocalizados em Centros de Alto Rendimento e ou Centros Nacional de Treino. Permitirá acesso a supervisão pedagógica (docentes especializados nas várias disciplinas), a consulta de recursos educativos digitais, a cadernos diários digitais e a uma plataforma online com ligação direta à sua “Escola UAARE”. Permitirá, ainda, a integração nos CAR do programa “Mobile Learning” como estratégia pedagógica indutora de inclusão.