• 31 Janeiro, 2017

A conferência da SIGA – Sport Integrity Global Alliance – decorreu no dia 30 de janeiro e precedeu a Assembleia Geral desta Aliança no dia seguinte, ambas em Londres, na Chartered Accountants Hall (ICAEW), em One Morgate Place, e contou com a presença de cerca de 80 representantes das diversas organizações que a integram.

As sessões de debate do programa segmentaram-se em 3 áreas de intervenção específicas – Boa Governação; Integridade Financeira; Integridade nas Apostas Desportivas. Houve a oportunidade para identificar e debater os desafios mais relevantes nas referidas áreas e delinearam-se estratégias de captação e envolvimento de parceiros adicionais, com o objetivo de implementar os princípios fundamentais da SIGA.

No dia 31 foram aprovados os primeiros Estatutos da SIGA que instituem esta aliança global de proteção da integridade do desporto, com a participação da Fundação do Desporto, pelo diretor executivo, Paulo Marcolino.

O compromisso desta aliança visa, não só, o cumprimento das normas devidas, como o levantamento constante de soluções de resposta a problemáticas do setor desportivo, sendo que restabelecer a confiança e credibilidade no desporto são uma prioridade, especialmente, entre membros da comunicação social, patrocinadores, atletas e adeptos.