• 8 Fevereiro, 2018

ELIT-in “Integração de atletas de elite no mercado de trabalho, pela valorização das suas competências transversais” é um projeto ambicioso, aprovado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa ERASMUS+, Capitulo Desporto, na categoria dos projetos que contribuem para as EU strategies in the field of sport. Paulo Marcolino – Diretor Executivo e Susana Martins – Técnica de Projeto da Fundação do Desporto rumaram a Sevilha, no passado dia 7, para o kick off meeting do projeto, que teve lugar na Casa das Seleções da Junta de Andaluzia.

Como a própria designação indica, foca-se especificamente na promoção de carreiras duais para os atletas de alto rendimento, através de uma abordagem inovadora e do reconhecimento das competências transversais por eles adquiridas ao longo das suas carreiras desportivas, com o intuito de os valorizar enquanto fatores diferenciadores no mercado de trabalho e lhes assegurar garantias que os ajudem no momento da transição de carreira.

A Fundação do Desporto, parceira executiva do ELIT-in, irá colaborar neste projeto juntamente com 11 ilustres entidades da UE a saber: Federação Andaluza de Natação (coordenadora do projeto), a Universidade das Ilhas Baleares, Univerza v Ljubljani (Eslovénia), Sport and Citizenship 3S (França), Federação Portuguesa de Natação, ICSS – The International Centre for Sport Security Europe (Reino Unido), Great Manchester Community Basketball (Reino Unido), Centro Sportivo Italiano (Itália), Udrezenje Gradana Olimpijski Komitet Bosne i Hercegovine Saraj (Bósnia & Herzegovina), Lietuvos Sporto Federaciju Sajunga (Lituânia) e a Fundação Sevilha FC.

Ao longo de dois anos as referidas entidades vão desenvolver um projeto inovador que pretende deixar metodologias e instrumentos de apoio ao desenvolvimento das carreiras duais. O dossier das Carreiras Duais dos Praticantes Desportivos de Alto Rendimento (PDAR) é uma matéria prioritária para a Comissão Europeia. O ELIT-in está em linha com as EU Guidelines on Dual Careers of Athletes.

O projeto arrancou no início deste ano em Sevilha, estando previsto um segundo meeting de trabalho e coordenação em Sarajevo, Bósnia, em julho. Perspetiva-se um terceiro encontro, que terá lugar em Londres, no mês de fevereiro de 2019, o quarto acontecerá em julho, em Vilnius, Lituânia e, por fim, a sessão de encerramento do projeto será em Roma, em novembro de 2019.