• 16 Fevereiro, 2017

Realizou-se entre 16 e 18 de fevereiro a terceira visita de uma equipa de experts e consultores, contratada pela Fundação do Desporto, para levar a efeito um estudo internacional de benchmarking ao nível dos Centros de Alto Rendimento.

Esta última deslocação a um CAR internacional, estrategicamente selecionado, realizou-se a ORIAM, a nova infraestrutura espacializada recentemente inaugurada em Edimburgo e foi liderado pelo Diretor Executivo da Fundação, Paulo Marcolino.

Já em outubro e novembro de 2016 foram visitados os CAR de San Cugat, em Barcelona e o CAR INSEP (Institut National du Sport, de l’Expertise et de la Performance), em Paris, dois expoentes mundiais nesta matéria.

Nestas deslocações a alguns dos melhores CAR mundiais foi possível avaliar a operação de marketing, promoção e comunicação internacional para os mercados externos, os modelos de partilha de conhecimento e capacitação para a internacionalização, as formas utilizadas para criação de produtos/serviços diferenciados, os instrumentos e tecnologia aplicados, para além de extrair as melhores práticas ao nível dos modelos de governação e gestão, planos de marketing, comunicação e de negócio preconizados.

Este estudo das melhores práticas internacionais insere-se no âmbito do Projeto “INTERNACIONALIZAÇÃO DA REDE NACIONAL DE CAR DE PORTUGAL”, promovido pela Fundação do Desporto e cofinanciado pelo Compete 2020 (POCI).

Este projeto visa promover internacionalmente a Rede Nacional de CAR, equipamentos e recursos associados, definindo e implementando uma estratégia de marketing com vista ao reforço da visibilidade internacional da oferta de bens e serviços associados.