• 23 Dezembro, 2015

PROTOCOLOSA Fundação do Desporto e as Comissões de Gestão Local de sete Centros de Alto Rendimento nacionais, concorrentes à mais recente “Medida de Apoio ao Apetrechamento e Equipamentos Desportivos dos CAR – Centros de Alto Rendimento”, assinaram terça-feira, em Rio Maior, Protocolos de Financiamento no valor de 125.000,00 euros.

A “Medida de Apoio ao Apetrechamento e Equipamentos Desportivos dos CAR” consiste num instrumento de financiamento lançado pela Fundação do Desporto, organismo que tem a missão de coordenação e gestão da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, missão essa formalmente legitimada através do Despacho n.º 11258/201 publicado a 8 de Outubro em Diário da República.

Concorreram à mais recente medida de apoio os CAR de Viana do Castelo, CAR de Gaia, CAR de Rio Maior, CAR de Caldas da Rainha, CAR de Montemor-o-Velho, CAR de Anadia/Sangalhos e CAR de Vila Real de Santo António.

A cerimónia oficial de assinatura dos Protocolos de Financiamento decorreu no Complexo Desportivo de Rio Maior, nas instalações da DESMOR, contanto com representantes das Comissões de Gestão Local dos respectivos CAR, bem como de Carlos Marta, presidente da Fundação do Desporto, do Adjunto do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, José Cordovil, e do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha.

“Este é mais um passo importante no apoio aos Centros de Alto Rendimento Nacionais, contribuindo para a dinamização de toda a sua actividade e potenciando o seu impacto nas economias locais e na internacionalização da economia do Desporto. É esse o nosso grande objectivo”, realça Carlos Marta, presidente da Fundação do Desporto.

Em Outubro passado a Fundação do Desporto já tinha anunciado Protocolos de Apoio Desportivo a sete Centros de Alto Rendimento, no valor de 187.500,00 euros.

No seguimento de uma proposta do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, a Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento foi formalmente instituída por Despacho do Governo, cabendo à Fundação do Desporto as funções de “entidade de coordenação nacional” e de “promoção internacional”.

Cabe ainda à Fundação do Desporto propor à tutela “os critérios, requisitos e procedimentos para a integração ou exclusão de infraestruturas desportivas da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, bem como avaliar e propor candidaturas destes Centros de Alto Rendimento”.