• 4 Abril, 2022

A Fundação do Desporto firmou mais de três dezenas de instrumentos de financiamento em 2021, num montante global que ascende aos 460.000,00 euros.
Deste pacote financeiro faz parte o financiamento aos Centros de Alto Rendimento, integrantes da Rede Nacional de CAR, num apoio total que ultrapassa os 300.000,00 euros.
As verbas concedidas, comparticipadas pelo Estado através do IPDJ, I.P., são aplicadas em benefício dos projetos desportivos, apetrechamento e equipamento desportivo e tecnológico dos Centros de Alto Rendimento, no seguimento das candidaturas apresentadas pelos representantes dos mesmos às medidas de apoio promovidas pela Fundação do Desporto para o ano de 2021.
Apoios oficializados: Aviso n. º 01/2020/CAR, Programa de Desenvolvimento Desportivo, Medida de apoio aos projetos desportivos dos CAR: Viana do Castelo, Maia, Gaia, Aveiro, Nazaré, Caldas da Rainha, Peniche, Rio Maior, Montemor-o-Velho, Anadia/Sangalhos, Vila Real de Santo António e Golegã.
A Fundação do Desporto cumpre, assim, o seu compromisso de apoio ao alto rendimento desportivo, bem como a sua missão enquanto Coordenadora da Gestão da Rede Nacional de CAR, com vista ao progresso e incremento da economia do desporto.
O referido encargo foi oficialmente certificado pelo Governo, através do Despacho n. º 11258/201 publicado a 8 de outubro de 2015 no Diário da República, que outorga à Fundação do Desporto a função de “entidade de coordenação nacional” e de responsável pela “promoção internacional” da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento. Neste sentido, compete, ainda, à Fundação do Desporto propor à tutela “os critérios, requisitos e procedimentos para a integração ou exclusão de infraestruturas desportivas da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, bem como avaliar e propor candidaturas destes centros de alto rendimento.