• 23 Agosto, 2017

O 10º Fórum da ASPC – International Association of Sport Performance Centers decorre em Durban, na África do Sul, de 23 a 26 de agosto. A província de Kwazulu-Natal é o centro do Desporto de Elite da África do Sul onde se reúnem 800 participantes, entre os quais 300 delegados da ASPC representantes de 40 países e cerca de 500 dirigentes e treinadores da África do Sul nesta reunião de grande magnitude.

Os principais objetivos da ASPC passam por promover a qualificação dos recursos humanos, técnicos e científicos dos CAR, a partilha de informação, conhecimento e das melhores práticas, com base numa metodologia colaborativa entre os diversos membros, assente em elevados princípios éticos.

Neste Fórum os CAR de todo o mundo têm contacto direto com os desenvolvimentos mais recentes aos seguintes níveis – liderança na gestão e no desporto, tecnologia e inovação, desenvolvimento do atleta, antidoping, participação feminina no desporto, avaliação sobre os Jogos Rio 2016, update sobre Tokyo 2020, inovação financeira e modelos de funcionamento de centros de treino desportivo.

A Fundação do Desporto, responsável pela coordenação da gestão e promoção internacional da Rede Nacional de CAR de Portugal integra a ASPC, na qualidade de organismo oficial Classe A, a par com diversas entidades de topo do desporto internacional.

No Fórum Europeu da ASPC, realizado em outubro, no CAR de Serra Nevada, a Fundação do Desporto teve oportunidade de apresentar à Europa a Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento.

Desta feita, em Durban, a apresentação dos CAR de Portugal ascende à escala mundial. Este representa, sem dúvida, um passo importantíssimo para a Fundação do Desporto, enquanto entidade responsável pela dinamização e promoção dos nossos de Centros de Alto Rendimento, com vista a reforçar a sua capacitação e qualificação.

Paulo Marcolino, Diretor Executivo da Fundação do Desporto, marca presença neste Fórum, juntamente, com representantes do CAR do Jamor – António Areia e João Beckert e do CAR de Viana do Castelo – João Zamith.