• 11 Abril, 2018

A Bandeira da Ética é um processo de certificação dos valores éticos no desporto, dirigido a clubes, escolas, projetos ou qualquer outro tipo de iniciativas e entidades que queiram ver reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos, através do desporto. A criação, implementação e operacionalização da Bandeira da Ética compete ao Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em parceria com a Universidade dos Valores (UV), mediante a criação de um selo de qualidade das iniciativas desportivas, o qual deve ser potenciado pelas entidades certificadas dentro e fora da sua organização, com vista à promoção e partilha de boas práticas.

A Ética no Desporto constitui um pilar fundamental para a Fundação do Desporto, pelo que a instituição tem desenvolvido e colaborado em diversos projetos, nacionais e internacionais, de particular relevo neste domínio, a saber: PsyTool “A psicologia do desporto como ferramenta estratégica para a prevenção e formação no desporto”, SIGA (Sport Integrity Global Alliance), Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto” instituído pelo IPDJ, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, entre outros. Saliente-se, ainda, a conduta Fundação do Desporto ao nível do desenvolvimento de atividades sem fins lucrativos, a favor da comunidade, em áreas de relevo social como a promoção da cidadania e dos direitos humanos, da educação, cultura, ciência, desporto, associativismo jovem, proteção de crianças, jovens, idosos e de cidadãos com necessidades especiais, proteção do meio ambiente e do património natural e cultural, combate à discriminação baseada no género, etnia, religião ou qualquer outra forma de discriminação, promoção da saúde e bem-estar, empreendedorismo e inovação.

Assim, a candidatura da Fundação do Desporto foi aprovada no processo de avaliação da Comunidade Bandeira da Ética e premiada com a Certificação Bandeira da Ética. Oficialmente reconhecida enquanto entidade promotora, ativa e qualificada, dos valores e princípios éticos no desporto, a Fundação continuará a desenvolver e colaborar em novos projetos, com parceiros estratégicos, neste âmbito.