Entre os dias 18 e 19 de dezembro, a cidade de Rijeka, na Croácia, recebeu parceiros de toda a Europa para a reunião do projeto Digital Administrative and Training Assistant (DATA). O evento lançou as bases para uma iniciativa ambiciosa destinada a remodelar a gestão e o treino desportivo através da inovação digital de ponta.
DATA é uma iniciativa que visa colmatar a falta de estratégia e visão na adoção de tecnologias digitais nas organizações desportivas.
Os seus objetivos são os seguintes:
- Identificar as práticas digitais atuais nos clubes e avaliar as suas necessidades de transformação digital.
- Desenhar e desenvolver uma aplicação para gerir e monitorizar atividades de treino em clubes.
- Testar novas estratégias para acelerar a transformação digital nos clubes.
- Criar soluções digitais que promovam resiliência, eficiência e inovação nas organizações desportivas.
- Promover ativamente a importância da incorporação de ferramentas e práticas digitais nas organizações desportivas e também entre os seus funcionários.
O projeto DATA reuniu uma vasta lista de organizações e especialistas, cabendo a cada um contribuir com a sua experiência para a iniciativa.
A Associação Desportiva de Rijeka (CRO) é a instituição organizadora.
Os beneficiários são as seguintes organizações e individualidades:
- União Europeia de Judo: Katja PRODAN (Comissária da Educação responsável pelos projetos Erasmus+), Marina DRASKOVIC (Comissária da Educação responsável pelo Judo Adaptado), Florian ELLMAN, Comissário da Educação para a Educação em TI UNIVERSITAS – Ciência, Conhecimento e Inovação (ESP) EUNIK – Rede Europeia de Inovação e Conhecimento (NED) Centro de Inovação Esportiva (ESP) Fundação Do Desporto (POR), que se fez representar pela vice-presidente Anabela Reis e pelo Diretor Executivo Paulo Marcolino
O projeto DATA procura responder à necessidade urgente de transformação digital nas organizações desportivas. O seu objetivo é criar uma estrutura profissional que responda às partes interessadas em todos as áreas, incluindo treinadores, dirigentes, atletas e até pais.
Ao combinar ferramentas digitais inovadoras com educação especializada, o projeto visa aumentar a eficiência no treino e na gestão, promover a resiliência e promover a inovação. Mas também incentivar a inclusão e a colaboração entre ecossistemas desportivos.