• 24 Junho, 2015

Carlos Marta, presidente da Fundação do Desporto, deslocou-se à Suécia para uma ação de promoção dos Centros de Alto Rendimento a convite do Secretário de Estado do Desporto e Juventude.

A acção decorreu no âmbito de uma visita oficial do membro do Governo de Portugal àquele país, para participar numa homenagem das autoridades suecas evocativa da memória do maratonista luso Francisco Lázaro, que sucumbiu no decurso da maratona olímpica dos Jogos de Verão de 1912 realizados em Estocolmo.

A delegação portuguesa teve a oportunidade de promover os CAR em reuniões bilaterais com os responsáveis pelo Comité Olímpico sueco e também de abordar a importância do desporto na economia e no PIB, com particular destaque para a identificação de fatores críticos determinantes para a internacionalização da economia dedicada ao desporto, em particular as PME.

Para além desta promoção específica da capacidade instalada no nosso país ao nível do desporto houve, ainda, uma particular atenção para a divulgação turística de Portugal pelas autoridades do Turismo de Portugal, I.P. bem como do potencial económico, empresarial e industrial pela AICEP e da Cultura pelo Instituto Camões.