• 29 Junho, 2016

Captura de pantalla 2016-07-25 a las 12.23.57

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, chefiou hoje uma visita ao Centro de Alto Rendimento (CAR) de Vila Real de Santo António, promovida pela Fundação do Desporto.

Tendo como ponto de partida o caso de Vila Real de Santo António, uma das 13 unidades especializadas da Rede Nacional CAR e um dos mais conceituados CAR dedicados ao atletismo a nível Mundial, certificado pela IAAF – International Association of Athletics Federations, a iniciativa visou promover a análise ao funcionamento do mesmo, ao modelo de gestão e às dinâmicas que importa promover, em articulação com parceiros institucionais, autárquicos e desportivos, de modo o potenciar o melhor aproveitamento das infraestruturas, tanto a nível nacional como internacional.

Entre elementos do Governo, Presidentes de Câmara e presidentes de federações e instituições desportivas, nesta visita estiveram presentes 25 responsáveis que analisaram o modelo de gestão da Rede Nacional CAR. Recorde-se que a Fundação do Desporto, de acordo com Despacho publicado em Diário da República, é a instituição à qual cabe a missão de coordenação e promoção internacional da Rede Nacional CAR.

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, destacou em Vila Real de Santo António a estratégia seguida pela Fundação do Desporto, de coordenação entre parceiros e de desenvolvimento de medidas para a internacionalização da Rede Nacional CAR, sublinhando a sua importância no eixo da economia do Desporto e na dinamização das economias locais.

O CAR de Vila Real de Santo António proporciona infraestruturas e serviços que anualmente chegam a servir um número superior a 6000 praticantes. Em 2012, no cumprir do último ciclo olímpico, passaram por este Centro de Alto Rendimento sete atletas, de quatro países diferentes, que viriam a conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres. Alguns medalhados olímpicos, europeus e mundiais passaram por este CAR, bem como potenciais medalháveis no Rio 2016 melhoraram a sua performance nesta infraestrutura.

Para além da vocação para o atletismo, o CAR de Vila Real de Santo António serve outras modalidades e foi âncora para a organização de eventos desportivos internacionais de referência, como a Algarve Cup, o Meeting Internacional do Algarve em Natação, ou Taça dos Clubes Campeões Europeus em Atletismo, entre outros.

Na jornada de trabalho em Vila Real de Santo António, em que a anfitriã foi a Vice-Presidente da Câmara Municipal de VRSA, Maria da Conceição Cabrita, para além de João Paulo Rebelo e de Carlos Marta, estiveram ainda presentes: Carlos Pereira (Vogal do IPDJ), Humberto Santos (presidente do Comité Paralímpico de Portugal), Ilídio Trindade (Secretário Geral da Confederação do Desporto de Portugal), Paulo Marcolino(Director Executivo da Fundação do Desporto), Nuno Laurentino e Silvia Vermelho (assessores do SEJD), Rui Lince Medinas (presidente da CM Golegã), Isaura Morais (presidente da CM Rio Maior, representante da ANMP na Comissão Executiva de Gestão dos CAR, bem como da DESMOR e do CAR Rio Maior), Jorge Vieira (presidente da Federação Portuguesa de Atletismo), Mário Gonzaga Ribeiro (presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica), João Paulo Rocha (presidente da Federação de Ginástica de Portugal), Fernando Feijão (presidente da Federação de Triatlo de Portugal), Pedro Moura (Presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa), Carlos Matos Asseiceiro (vice-presidente da CM Golegã), Alberto Pereira (vereador do desporto da CM Caldas da Rainha),Paulo Bernardo (vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo), Eduardo Santos (vice-presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa), Fernando Malheiro (director do CAR Gaia), João Paulo Bessa (Comissão Executiva de Gestão dos CAR e em representação do COP), José António Costa Pinheiro (coordenador do desporto da CM Montemor-o-Velho), Júlio Encarnação (presidente da Associação de Judo do Algarve) e Paulo Amaral (presidente da Associação de Natação do Algarve).