• 11 Janeiro, 2023

A Fundação do Desporto realizou financiamentos superiores a 550 mil euros de investimentos em projetos no âmbito do Desporto em 2022, dos quais a Rede CAR beneficiou de 450 mil euros em exclusivo, para projetos desportivos, apetrechamento e equipamento tecnológico, salas de estudo digitais e bolsas de estudo pós-graduado.
Deste pacote financeiro faz parte o financiamento ao Programa de Desenvolvimento Desportivo dos CAR de Viana do Castelo, Maia, Gaia, Aveiro/São Jacinto, Nazaré, Caldas da Rainha, Peniche, Rio Maior, Golegã, Montemor-o-Velho, Anadia/Sangalhos, Vila Real de Santo António.
O pacote inclui também o financiamento ao Programa de Desenvolvimento Desportivo, Medida de apetrechamento e equipamentos tecnológicos e desportivos dos CAR de Viana do Castelo, Maia, Gaia, Aveiro/São Jacinto, Nazaré, Caldas da Rainha, Peniche, Rio Maior, Golegã, Montemor-o-Velho, Vila Real de Santo António.
A Fundação do Desporto cumpre, assim, o seu compromisso de apoio ao alto rendimento desportivo, bem como a sua missão enquanto Coordenadora da Gestão da Rede Nacional de CAR, com vista à viabilização financeira destas unidades especializadas para o alto rendimento.
O referido encargo foi oficialmente certificado pelo Governo, através do Despacho n. º 11258/201 publicado a 8 de outubro de 2015 no Diário da República, que outorga à Fundação do Desporto a função de “entidade de coordenação nacional” e de responsável pela “promoção internacional” da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento. Neste sentido, compete, ainda, à Fundação do Desporto propor à tutela “os critérios, requisitos e procedimentos para a integração ou exclusão de infraestruturas desportivas da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, bem como avaliar e propor candidaturas destes centros de alto rendimento.
O financiamento aos Programas de Desenvolvimento Desportivo e de Apetrechamento e Equipamento Tecnológico dos CAR têm a comparticipação financeira do Estado, através do IPDJ, I.P.