• 27 Agosto, 2024

 A edição de 2024 do Lisbon Sport Film Festival aconteceu em formato híbrido.

As sessões presenciais tiveram lugar nos dias 11, 12 e 13 de outubro no Fórum Lisboa, para apresentação dos filmes premiados pelo júri oficial da edição de 2024, filmes extra concurso e conferências com a presença de realizadores e personalidades do mundo do desporto. Precedendo as sessões presenciais, do dia 1 a 10 de outubro os filmes estarão disponíveis no site do festival, em exibição online (toda a mostra competitiva).

A Fundação do Desporto foi uma vez mais uma das entidades que apoia o certame.

Na cerimónia de encerramento, no dia 13 de outubro, foram anunciados os premiados de 2024:

  • Na Mostra Desporto visto pelos jovens, o prémio de melhor filme foi para “BARREIRAS” de Gabriel Borges;
  • Na Mostra Desporto e Sociedade, o prémio de melhor curta-metragem foi para “EL BOLO VAQUEIRO” de Fernando Maestro Guerrero;
  • Na Mostra Desporto e Sociedade, o prémio de melhor longa-metragem foi para “OLYMPIAN GODDESSES” de Francesco Gallo;
  • Na Mostra CineFoot Portugal, o prémio de melhor curta-metragem foi para “MAGRO DE AÇO” de Renato Martins;
  • Na Mostra CineFoot Portugal, o prémio de melhor longa-metragem foi para “LUCY – O DESTINO DE UMA PIONEIRA” de Roberto Pili;
  • Na Mostra Televisão, o prémio de melhor filme foi para “CONTRA A CORRENTE” de Andreia Figueiroa, Guilherme Camelo, Vasco Rocha e Ivo costa.

A organização e o júri do Lisbon Sport Film Festival ainda decidiram dar duas meções honrosas na edição de 2024:

  • Pela sua capacidade de demonstrar os valores de amizade no futebol, o filme “AZUL E AMARELO” de Mariana Teixeira recebeu a menção honrosa da Mostra Cinefoot Portugal;
  • Por retratar o papel social e educativo do desporto, o filme “A SPORT WITH A THOUSAND FACES” de Toni Cahunek recebeu a menção honrosa da Mostra Desporto e Sociedade.

A mostra “O Desporto visto pelos Jovens” teve como objetivo apresentar e reforçar o lado cultural do desporto, assim como seu valor como fator de desenvolvimento pessoal, social e educativo. Os filmes mostram vivências, práticas e/ou histórias que representam os valores desportivos, o aspeto social do desporto, rotinas de vida desportiva e relações sentimentais com modalidades ou instituições desportivas.

Esta mostra foi dirigida aos jovens realizadores que a  UESPT Portugal organizou como mostra competitiva. O projeto que o Lisbon Sport Film Festival tem vindo a desenvolver desde 2022, agora na 3.ª edição, tem vindo a conquistar a atenção dos alunos das escolas de cinema e de audiovisual.

Os concorrentes realizadores ao “O desporto visto pelos jovens”, foram jovens, com idades até aos 25 anos (em 31 de dezembro de 2024). A peça apresentada teve uma duração máxima de 10 minutos.

A Comissão Organizadora proporciona anualmente aos jovens interessados, sob inscrição gratuita, no período que antecede e se prolonga durante a candidatura, acesso a workshops de produção de vídeo e um guião com recomendações para a apresentação dos filmes em competição.

Os workshops decorreram em sessões virtuais, em módulos com uma duração média de 1H30.

As oficinas abordaram os seguintes temas:

  1. Desenvolvimento da narrativa e guião;
  2. Experiências de produção;