• 8 Março, 2021

A Fundação do Desporto e o Município da Golegã estiveram reunidas para analisar a criação de uma sinergia entre a Câmara Municipal e o distrito de Changping, em Pequim (China), no âmbito do eixo económico do cavalo Gravita e do Centro de Alto Rendimento.
Na reunião estiveram presentes, em representação da Fundação do Desporto, o presidente Paulo Frischknecht, e o diretor executivo Paulo Marcolino, da parte da autarquia, o presidente José Veiga Maltez e o vice-presidente António Pires Cardoso, e André Ponces de Carvalho, da Federação Equestre Portuguesa.
A proposta insere-se na atividade de promoção internacional da Rede Nacional de CAR (HIGHSPORTUGAL) por parte da Fundação, através de um projeto cofinanciado pelo Compete2020.
A Fundação promoveu em 2018 a visita de uma delegação chinesa ao Centro de Alto Rendimento da Golegã, Hippos CAR de Desportos Equestres da Golegã, e uma das organizações visitantes está interessada em estabelecer uma parceria entre a Golegã e a Associação Equestre do Distrito de Changping, entidade desportiva que vai inaugurar em breve cinco clubes equestres com o apoio de dez empresas do setor.
A Associação e o governo local do distrito de Changping, em Pequim, vão lançar um projeto de promoção do desporto equestre na localidade que está integrada na cidade de Pequim, duas vezes e meia maior que o território português em termos populacionais.
A cooperação poderá vir a traduzir-se no futuro numa geminação das cidades da Golegã e o Distrito de Changping.
Além da cooperação internacional, o presidente da CM da Golegã, José Veiga Maltez, expressou a vontade de o Município oportunamente vir a integrar a Fundação do Desporto, como curador da instituição.