• 22 Janeiro, 2023

A gala de abertura oficial de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023 realizou-se este sábado, no Centro Cultural de Viana do Castelo, evento que reuniu várias personalidades ligadas ao mundo do desporto.
O secretário de estado do Desporto, João Paulo Correia, afirmou que na cerimónia que “Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto por mérito próprio. A cidade afirmou-se no desporto e colocou o desporto na sua aposta municipal. Viana do Castelo tem formado muitos atletas que têm elevado o nome do nosso país por inúmeros palcos e em diversas modalidades”.
O responsável acrescentou que “a programação desportiva desta cidade está perfeitamente alinhada com os pontos fortes da mesma e com os valores sociais pelos quais Portugal se rege. É preciso apostar no multidesportivismo e Viana do Castelo faz isso. É uma cidade que aposta também no debate dos problemas de desporto. Estou certo que Viana do Castelo irá fazer o desporto crescer em 2023 e tenho a certeza que a cidade se vai projetar em 2023, tanto na região como no país”.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, salientou que “queremos ser a melhor cidade europeia de sempre. Queremos ser um verdadeiro exemplo desportivo e esta é uma grande oportunidade para Viana do Castelo se mostrar ao mundo e mostrar que é capaz de dar um grande contributo ao desporto. Temos a responsabilidade de fazer um bom trabalho e é esse o nosso objetivo”.
O vice-presidente da ACES Europa, John Swanson, referiu durante a gala que “Viana do Castelo é uma cidade que quer aumentar a sua atividade desportiva e cumpre todos os requisitos para ser ‘Cidade Europeia do Desporto’. Tenho a certeza de que 2023 será um grande ano para todos os vianenses”.
Nuno Santos, presidente da ACES Portugal, manifestou o desejo que “os vianenses adiram em peso a todas as atividades que Viana do Castelo vai proporcionar às suas gentes durante este ano de 2023. Este ano será um ano muito forte para a comunidade desportiva, mas também para toda a cidade”.

Página de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023