• 12 Setembro, 2022

A bodyboarder Joana Schenker, apoiada pela Fundação do Desporto, foi vice-campeã da prova Open feminina da 26.ª edição do Sintra Portugal Pro, etapa a contar para o circuito mundial de bodyboard de 2022 disputada na Praia Grande.
A campeã do mundo em 2017 começou por bater a nipónica Namika Yamashita nos quartos-de-final, o que valeu a primeira passagem às meias-finais no Mundial que terminou em Portugal, seguindo-se depois a vitória sobre Isabela Sousa, a nova campeã do mundo.
Na final, realizada com condições extremamente difíceis, pois a ondulação caiu muito relativamente aos dias anteriores, Joana Schenker, que liderou o heat em quase a sua totalidade, foi ultrapassada por Sari Ohhara nos derradeiros minutos, terminando o embate com 8,75 pontos face aos 10,65 pontos da bodyboarder asiática, que venceu o Sintra Pro pela terceira edição consecutiva
A bodyboarder portuguesa não escondeu no final alguma frustração com o desfecho da prova: “Este campeonato era pela vitória no próprio campeonato e não pelo ’ranking’, que já está seguro e com o título entregue. Fiquei a 90% do objetivo, mas estou contente de qualquer forma, ainda mais neste campeonato sempre tão difícil. E a Sari não brinca aqui. Ela é, normalmente, a mais forte do Mundial neste tipo de condições e sabia que qualquer oportunidade que ela tivesse ia capitalizar. Estou contente porque é a primeira final do ano, mas, admito, soube a pouco.”
Joana Schenker termina o Circuito Mundial IBC 2022 como Top 5 Mundial.