• 12 Agosto, 2024

A notícia da morte do Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), membro Fundador da Fundação do Desporto, foi conhecida quando decorria a Cerimónia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Paris 2024.

José Manuel Constantino dedicou grande parte da sua vida ao desporto e foi o rosto das missões olímpicas portuguesas desde 2013. Tinha 74 anos e, apesar da doença, ainda acompanhou o arranque dos Jogos de Paris, que terminaram este domingo. Foi o primeiro licenciado em Educação Física a presidir ao COP e foi sempre uma voz ativa e presente na sociedade portuguesa em defesa do desporto e do seu desenvolvimento.

José Manuel Constantino presidia ao COP desde 26 de março de 2013, após liderar o Instituto de Desporto de Portugal, antecessor do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e a Confederação de Desporto de Portugal.

Nascido em Santarém, em 21 de maio de 1950, José Manuel Constantino foi o primeiro licenciado em Educação Física (1975) a presidir ao COP, depois de uma vasta experiência na docência, tanto no ensino universitário (1994-2002), como no ensino básico, no início da carreira (1973-1986).

Com vários livros e inúmeros artigos publicados sobre desporto, era um dos grandes pensadores sobre o fenómeno em Portugal, algo que foi reconhecido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2016, e pela Universidade de Lisboa, em 2023.

Neste último reconhecimento, em 22 de novembro de 2023, na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), o Presidente da República dirigiu-se diretamente a Constantino, elogiando-o: “O desporto português aprendeu consigo“.

A Fundação do Desporto, através da sua Presidente, Susana Feitor lamenta a morte do Presidente do Comité Olímpico de Portugal e eleva suas qualidades enquanto homem e dirigente desportivo. “É com profunda tristeza que vemos partir um homem que tanto marcou o nosso desporto. Para mim pessoalmente também alguém por quem sempre tive uma admiração especial. Em meu nome e em nome da Fundação do desporto envio as sentidas condolências para a família olímpica e para a família do professor José Manuel Constantino. Que tenha paz no seu eterno descanso, após uma luta brava e longa!”

Numa nota publicada no site oficial da Presidência, o chefe de Estado recordou o impacto de José Manuel Constantino no olimpismo português. “Foi à frente do COP, que liderava desde 2013, que José Manuel Constantino granjeou deixar uma marca inesquecível no desporto nacional, sendo sob a sua liderança que Portugal obteve os seus melhores registos olímpicos.Licenciado em Educação Física dedicou, após docência no ensino básico e universitário, grande parte da sua vida ao dirigismo desportivo. Condecorado em 2022 pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa com as insígnias da Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, José Manuel Constantino deixa uma enorme saudade a todos os tiveram o privilégio de consigo privar. “A sua dedicação ao olimpismo manifestou-se até ao último momento, até ao encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris“, conclui a nota.

Numa mensagem publicada na rede social X, o Primeiro Ministro Luís Montenegro refere que foi com “profundo pesar” que teve conhecimento da morte do presidente do COP, aos 74 anos: “Presto sentida homenagem à obra que deixa, evidenciada pelos recentes sucessos olímpicos portugueses”, escreveu o primeiro-ministro, expressando, em seu nome e em nome do Governo, condolências à família e ao Comité Olímpico.

José Manuel Constantino foi atleta federado de futebol nos Leões de Santarém (1962-1967), chegou ao dirigismo apenas em 1985 como secretário técnico da direção do Sport Algés e Dafundo, passando posteriormente a assessor da direção da Federação Portuguesa de Halterofilismo (1986-1990).

Em 2000 assumiu a presidência da Confederação do Desporto de Portugal, cargo que abandonou em 2002 para comandar o Instituto do Desporto de Portugal (IDP).

Entretanto, em 2001, foi membro do Conselho de Fundadores da Fundação do Desporto e de 2001 a 2005 integrou o Conselho Superior do Desporto.

Foi também presidente da Comissão de Coordenação Nacional do Ano Europeu de Educação pelo Desporto (2003–2004).

De 1996 a 2002, assumiu a direção do departamento dos Assuntos Sociais e Culturais da Câmara Municipal de Oeiras e entre 2006 e 2013 presidiu ao Conselho de Administração da Oeiras Viva, EEM. Era desde essa data presidente do Comité Olímpico de Portugal.