• 27 Novembro, 2023

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa no pavilhão da Faculdade de Motricidade Humana completamente repleto.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou no decorrer do discurso final que “foi uma cerimónia inesquecível, não só para José Manuel Constantino como também para todos os que aqui se encontram, face às múltiplas dimensões que o desporto abarca”.

O Presidente da República, que presidiu à cerimónia salientou também que “o desporto português aprendeu consigo”, tendo considerado ainda que “é uma festa para a universidade e para o desporto português”, perante uma vasta plateia de professores, alunos, dirigentes das Federações Desportivas, autarcas e governantes, nomeadamente a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, e ainda o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, familiares e muito amigos.

“Recebo esta homenagem na casa onde me graduei em 1975, muito honrado por tão elevado galardão, justificado muito mais pela vossa generosidade do que pelos meus méritos”, disse José Manuel Constantino, agradecendo ao reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, e “na sua pessoa” a todos os doutores “e demais intervenientes” que consideraram adequada a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa”.

O presidente do COP aproveitou a oportunidade para voltar a reafirmar uma das suas posições de princípio, expressa ao longo de anos, afirmando que “ver o desporto apenas como um meio para uma vida saudável ou para uma estetização do corpo, ou por perspetivas meramente terapêuticas, é diminuí-lo. O desporto não pode ser de todo visto apenas por estas lentes.” E sublinhou: “O desporto entendido como bem público cujos enormes benefícios se estendem bem para além do indivíduo que pratica esta atividade – e por isso objeto de apoio público e consagrado constitucionalmente como direito de todos os cidadãos – carece de ajustar o seu modelo de desenvolvimento às circunstâncias e dinâmicas sociais atuais.”

O Comité Olímpico de Portugal é membro fundador da Fundação do Desporto.