• 14 Novembro, 2023

Marta Paço, atleta que treina no Centro de Alto Rendimento de Viana do Castelo, sagrou-se tricampeã do mundo na categoria feminina VI 1 no Mundial ISA de Para Surfing, que decorreu em Huntington Beach, na Califórnia.
Na final, Marta Paço somou 8,67 pontos, graças a uma onda de 5 pontos e outra de 3,67, ficando à frente da francesa Valentine Moskoteoc (6,00), da espanhola Carmen Lopes (4,50) e da francesa Juliette Mas (1,00).
Camilo Abdula, que detinha o título mundial na sua divisão, ficou desta feita em terceiro lugar, com 7,37 pontos, à frente do francês Maxime Clarkin (4,70), mas atrás do japonês Shingo Kato (12,10) e do brasileiro Roberto Pino (16,94).
“A prova correu bem, foi o meu terceiro título e o mais difícil de conquistar, mas felizmente consegui”, declarou a jovem de 18 anos, em entrevista à Lusa.
“Os meus próximos objetivos são mais a nível do meu surf. Quero evoluí-lo, tornar-me melhor, não só em relação às adversárias, mas a mim própria, e continuar a contribuir para o crescimento da modalidade, que espero que se torne paralímpica nos próximos anos”, afirma.
De resto, em 2023/24 terá um novo desafio sem ser em cima da prancha, uma vez que ingressou no ensino superior, para estudar Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Nova, em Lisboa, para onde se mudou de Viana do Castelo.
“Com organização tudo se consegue. (…) Tivemos de fazer mudanças na rotina de treino. Vivo em Lisboa, faço ginásio e à quinta-feira volto para Viana, para treinar”, explica.