• 9 Novembro, 2017

“MOTOSTUDENT – da Universidade para a Pista” serviu o mote da revista Moto Jornal, edição nº 1415, a propósito do projeto Motochanics UA – Fundação do Desporto. A Moto Jornal esteve com Rodrigo Franco – chefe da equipa, agora, composta por 33 alunos da Universidade de Aveiro e dá a conhecer o trabalho árduo que têm desenvolvido desde 2015, numa reportagem com particular destaque (páginas 28 a 35).

Motochanics nasce da vontade de um grupo de jovens estudantes universitários de mecânica, que se uniu com o objetivo de levar a cabo a construção de um protótipo, neste caso uma moto 3, a apresentar no concurso MotoStudent.  Esta competição internacional, organizada pela Moto Foundation & TechnoPark Motorland, põe à prova a inovação tecnológica resultante do esforço de estudantes universitários de engenharia de todo o mundo.

A IV edição do MotoStudent reuniu 52 equipas oriundas de países como Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Hungria, Grécia, República Checa, Polónia, Croácia e Brasil num total de 600 alunos.

O MotoStudent tem duas vertentes: os protótipos elétricos e a combustível. O projeto da equipa Motochanics compete na vertente a combustível por duas razões: em primeiro lugar os custos de produção e o impacto ambiental da produção das vertentes elétricas é superior ao da versão a combustível e em segundo lugar existe o objetivo de comercializar a moto em projeto para a utilização diária e para a competição desportiva.

O custo da participação no MotoStudent é bastante elevado, só o valor da inscrição ronda os € 3.000, pelo que a Fundação do Desporto, reconhecendo nestes jovens talento e dedicação face à competitividade do concurso, aliou-se à equipa como main sponsor, detendo a propriedade da patente. Assim a equipa da Universidade de Aveiro designou-se “Motochanics UA – Fundação do Desporto” e o logo da Fundação foi inserido na mota e no fato do piloto. Os materiais para a construção da moto são assegurados pela Universidade, junto dos seus parceiros e boa parte da matéria prima é conseguida gratuitamente para o projeto, uma vez que o concurso impõe limites orçamentais.

Não obstante as dificuldades com que a equipa se deparou, tendo em conta os elevados custos envolvidos e a falta de patrocínios comparativamente à concorrência, importa salientar a resiliência dos Motochanics, tendo superado as verificações e obtido os três selos de aprovação indispensáveis à participação no concurso, nomeadamente, prova de travagem, aceleração e resistência estrutural da moto.

Além da participação no MotoStudent 2016 a equipa participou no VI Aveiro BEST Competition – Impressão 3D, bem como em diversas feiras e exposições onde a Mota foi exibida entre 2015 e 2017 – espaço Open Campus da Universidade de Aveiro, Salão de Motos de Competição de Esposende, OPorto Expo Tattoo, European LeMans Series, Circuito Estoril, Autódromo Internacional do Algarve, Caramulo Motorfestival 2017, DEGEIT jovens empreendedores e no Fórum de tecnologia Techdays Aveiro.

A participação na V Edição do MotoStudent, já oficializada, realizar-se-á no circuito Motorland Aragón em Alcañiz, Espanha, no primeiro fim-de-semana de outubro de 2018.

Motochanics UA – Fundação do Desporto representa, assim, uma forte sinergia indústria-academia, com a possibilidade de criar produtos diferenciados para o desporto motorizado, integrando-se na Medida I&D&I de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico ligado ao Desporto promovida pela Fundação do Desporto.