• 15 Março, 2024

Susana Feitor, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, foi convidada pelo Comité Olímpico Internacional (COI)e pelo Comité Olímpico de Cabo Verde para participar em dois eventos no país africano.

Nos dias 12, 13 e 14 deste mês, Susana Feitor, que é Educadora Líder do Programa Athlete365 Career+ foi explicar como é que os atletas podem programar a transição do Alto Rendimento para outras carreiras profissionais. Trata-se de uma transferência de competências do desporto para a Vida – uma descoberta pessoal e construção do currículo.

A formação foi ministrada na Cidade da Praia e contou com a participação de 20 atletas .

Este programa está inserido no programa do COI, que tem como uma das grandes preocupações e prioridades precisamente a transição de carreira.

Na opinião de Susana Feitor o objetivo é que “cada um possa descobrir o que tem de melhor de si e quais são as suas competências e habilidades, que foram desenvolvendo ao longo da carreira desportiva”.

Mas adiantou ainda que “há atletas que nunca tiveram experiências em ambiente laboral, então o que vamos fazer é a tradução dessas experiências adquiridas ao longo da vida desportiva e como elas podem ser úteis num ambiente de trabalho”.

Este primeiro evento pretendeu promover a criação de um plano de ação de 2024 a 2028, colocando os atletas como o centro do Movimento Olímpico e integrados nas decisões dos Comités Olímpicos Nacionais.

O segundo evento no qual Susana Feitor participa em Cabo Verde é o primeiro Fórum dos Atletas Lusófonos (ACOLOP – Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa) que terminará este sábado.