Decorreram no Centro de Alto Rendimento da Maia, nos dias 26 e 27 de novembro do corrente, as primeiras iniciativas de sensibilização e formação sobre Doping, onde cerca de 80 participantes puderam desenvolver os seus conhecimentos sobre matérias extremamente relevantes como o programa nacional antidopagem.
O currículo destas sessões inclui a abordagem de temáticas importantes para a vida de um praticante desportivo, mas que todos os agentes devem conhecer, tais como as especificidades dos controlos de dopagem, a luta contra a dopagem no desporto e as respetivas sanções aplicáveis aos infratores, sem deixar de instruir os participantes para uma prática desportiva com ética, baseada nos valores e na saúde.
Organizadas pela Fundação do Desporto, Autoridade Antidopagem de Portugal, Centro de Alto Rendimento da Maia (C.M. da Maia) e certificadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., conferem créditos para os títulos profissionais de TPTD, TPTEF e TPDT.
Estas iniciativas estão integradas no eixo da “Capacitação e Qualificação”, um dos quatro pilares do “Programa Antidoping nos CAR” desenvolvido em parceria entre a FdD, a ADoP e a Rede Nacional de CAR – HIGHSPORTUGAL, e são destinadas a todos os agentes desportivos, desde praticantes e respetivos familiares, a dirigentes, treinadores e staff de apoio.
Estas e outras iniciativas do “Programa Antidoping nos CAR” replicar-se-ão nos restantes Centros da Rede HIGHSPORTUGAL.