• 27 Dezembro, 2020

O Diretor Executivo da Fundação do Desporto, Paulo Marcolino, participou na conferência internacional do Projeto ECODESTIN_3IN, a convite do Diretor da Fundación Deporte Galego, Iván Clavel, em sessão realizada a 23 de dezembro através da plataforma ZOOM.

Paulo Marcolino apresentou algumas das últimas experiências ao nível de projetos europeus, em especial relacionados com as carreiras duais, onde teve a oportunidade de apresentar o Projeto ELIT-in, que a Fundação do Desporto desenvolve com 10 parceiros europeus, de entre eles dois espanhóis, a Universidade das Ilhas Baleares e o Sevilha FC, mas também a experiência adquirida na gestão dos Centros de Alto Rendimento da Rede Nacional HIGHSPORTUGAL.

O principal propósito desta conferência foi a apresentação do Manual de Boas Práticas para Posicionar a Eurorregião como Espaço de Referência para Desportistas de Elite Universitários de Desportos Náuticos. A região da Galiza e do Norte de Portugal fez, nos últimos anos, um investimento avultado para proporcionar as melhores condições para o desporto de alto rendimento, em particular o náutico com a construção de várias infraestruturas, em particular Centros de Alto Rendimento.

Esta sessão teve a participação especial de José Ramon Lete Lasa, ex-Secretário de Estado do Desporto espanhol e atual Secretário Geral para o Desporto da Junta da Galiza.

O Projeto ECODESTIN_3IN integra várias entidades da Galiza e do Norte de Portugal como a Fundación Deporte Galego, Universidade de Vigo, Asociación Galega de Actividades Náuticas – Agan+, Xunta de Galicia, Fundación CEER, CIM do Alto Minho, Agência Portuguesa do Ambiente, Administração da Região Hidrográfica do Norte e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Tem por objetivo aumentar a atratividade do território, através da promoção e desenvolvimento do património natural e cultural ligado aos estuários, rios e costa da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional-FEDER através do POCTEP. Um dos objetivos complementares é transformar a Galiza e o Norte de Portugal numa potência no turismo desportivo universitário e educativo.

De salientar que a Fundação do Desporto é parceira da Fundación Deporte Galego desde 2015, altura em que desenvolveram em conjunto um projeto europeu, em consórcio com o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal (GNP-AECT), que versou, precisamente, o dossier da compatibilização das carreiras desportiva e educativa ou laboral.