• 12 Março, 2024

A Fundação do Desporto, através da Presidente do Conselho de administração, Susana Feitor esteve na reunião inaugural do projeto FEMCoach, que na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD em Vila Real, Portugal.

O objetivo deste programa, financiado pelo programa Erasmus+ Desporto, é defender o avanço do desporto feminino de uma forma holística, com especial ênfase no reforço das competências dos treinadores, competências essas adaptadas às suas necessidades únicas e trajetórias de crescimento.

A agenda incluiu uma visão geral dos pacotes de trabalho do projeto e uma mesa-redonda centrada em “Desafios e oportunidades na progressão na carreira: perspetivas de treinadores, atletas e tomadores de decisão política”.

No painel desta sessão estiveram Susana Feitor, Filipa Martins, ginasta olímpica; e José Ferreirinha, docente da UTAD e treinador de Ginástica Artística, também membro da equipa técnica nacional.

A reunião de lançamento reuniu representantes de instituições parceiras, incluindo o Instituto de Governação Desportiva da Polónia, a Universidade Aristóteles de Salónica na Grécia, a Associação Desporto para Todos da Sérvia, a Associação para o Desenvolvimento do Desporto Juvenil de Portugal), a Universidade de Girona em Espanha, bem como a Universidade do País Basco e Comité Olímpico de Cabo Verde.

No final desta sessão inicial, Anne Spangemacher, representante da Comissão Europeia para o projeto FEMCoach, juntou-se em formato online. Descreveu os objetivos da parceria, incluindo o intercâmbio e desenvolvimento de novas práticas, capacitação de organizações e expansão da rede de parceiros. Anne Spangemacher enfatizou ainda o caráter inovador do projeto FEMCoach, destacando a sua abordagem prática e complementar. Na sua fase inicial, o projeto realizará uma análise sistemática dos atuais currículos e manuais de formação em treino, com foco específico no treino feminino. Ao mesmo tempo, os esforços serão direcionados para a elaboração do conteúdo do curso e para o aprimoramento das metodologias de ensino e aprendizagem.  Na transição para a fase seguinte, o projeto prosseguirá com o desenvolvimento de cursos e manuais online e iniciará a sua implementação prática entre um grupo designado de participantes. Por último, a terceira fase envolverá a organização de workshops nacionais destinados a destacar as realizações do projeto e a sua implementação.