• 15 Dezembro, 2023

Durante o Meeting HighsPortugal, realizado a 12 de dezembro em Caldas da Rainha,  a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), representada pelo Dr. Manuel Brito, e a Fundação do Desporto celebraram um importante Protocolo de Cooperação no domínio da luta contra a dopagem.

O protocolo visa promover e fortalecer a cooperação entre as duas entidades no combate à dopagem no desporto, com foco especial na Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento (CAR). Ambas as partes reconhecem a importância de capacitar e qualificar os praticantes desportivos, suas famílias, treinadores, dirigentes e equipas de apoio sobre a luta contra a dopagem.

No âmbito do acordo, a ADoP, como a organização nacional antidopagem, desempenhará um papel fundamental na realização de ações de formação, sensibilização, prevenção e aconselhamento nos CAR. A coordenação com a Fundação do Desporto garantirá a eficácia dessas iniciativas, alinhadas com o superior interesse público na proteção da integridade desportiva e da saúde dos atletas.

As ações de formação e aconselhamento serão implementadas nos Centros de Alto Rendimento, em colaboração estreita entre a ADoP e a Fundação do Desporto. A divulgação, logística e instalações serão asseguradas pela Fundação, em conjunto com a Rede Nacional de CAR.

Este Protocolo de Cooperação reflete o compromisso conjunto na construção de um ambiente desportivo limpo e ético, destacando a importância da integridade e saúde dos praticantes desportivos no panorama desportivo nacional.