• 19 Maio, 2021

A Fundação do Desporto (FdD) concluiu o Processo de Avaliação Externa, no âmbito de um exercício de autoavaliação utilizando o referencial CAF (Common Assessment Framework – instrumento europeu de gestão da qualidade para o setor público), tendo-lhe sido atribuída a distinção de “Effective CAF User”, um processo gerido pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público – DGAEP.
A distinção já foi comunicada pela DGAEP ao Centro de Recursos CAF do EIPA (European Institute of Public Administration), para referenciação na respetiva base de dados.
O reconhecimento da importância e do esforço organizacional de todo o processo de implementação da CAF pela FdD, motiva a DGAEP a publicitar a distinção pelos canais de comunicação externa desta Direção-Geral, designadamente através do website da CAF, da e-news e do Facebook, como forma de promover a partilha de boas práticas na Administração Pública.
A avaliação centrou-se nos seguintes eixos: processo de aplicação da CAF, elaboração e implementação do Plano de Melhorias (PM) e adoção dos princípios de excelência, maturidade da organização em matéria da TQM (Total Quality Management) e Princípios da Excelência.
O referencial de avaliação organizacional CAF possibilita a avaliação do desempenho dos serviços, com base numa ferramenta da Gestão da Qualidade Total, inspirada no Modelo de Excelência para as Administrações. Para além disso, a CAF permite melhorar o desempenho organizacional, através da implementação de ações que correspondam às oportunidades de melhorias diagnosticadas. O desenvolvimento rigoroso deste complexo processo permite obter o reconhecimento externo dos resultados alcançados com o reconhecimento da entidade com um selo de qualidade CAF, agora conseguido.
A Metodologia CAF tem várias vantagens: é de utilização gratuita; coordenada e gerida pela DGAEP; específica para o setor público; segue um modelo europeu; mobiliza a inteligência coletiva para melhorar a organização; implementada com os recursos humanos da organização; quando aplicada sistematicamente permite conhecer a evolução da organização; permite criar indicadores de desempenho para a comparação entre organizações idênticas; e é compatível com outros modelos e instrumentos de gestão de qualidade.
Este processo insere-se no âmbito de um projeto de maior dimensão, cofinanciado pelo Portugal 2020 no eixo da Operações de Capacitação da Administração Pública, através do Projeto nº POCI-05-5762-FSE-000079, expedida no âmbito do aviso 03/SAMA2020/2016, no sentido de implementar um processo de autoavaliação, modernização e capacitação de processos no setor da Juventude e Desporto.
A “Autoavaliação, modernização e capacitação de processos no setor da Juventude e Desporto” foi um projetos aprovados pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA, IP). O Projeto foi submetido à tipologia 3 – Capacitação e Metodologias da Qualidade e Gestão de Processos, integrando o consórcio:
– Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (entidade beneficiária);
– Fundação do Desporto (entidade copromotora);
– Fundação da Juventude (entidade copromotora);
– Cooperativa Movijovem (entidade copromotora);
– Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação (entidade copromotora);
São objetivos deste Projeto:
-o reforço da capacidade institucional das autoridades públicas e das partes interessadas, bem como a maximização da eficácia da administração pública;
– a realização de um exercício de autoavaliação utilizando um referencial europeu de gestão da qualidade para o setor público, e
– fazer um diagnóstico aos processos nos setores do desporto e da Juventude, identificar processos críticos e implementar melhorias aos processos críticos identificados.