• 22 Maio, 2013

Captura de pantalla 2016-07-30 a las 16.42.54

O Centro de Alto Rendimento de Surf, em Viana do Castelo atraiu alguns campeões nacionais durante o encontro Luso Galaico, no que foi o primeiro evento oficial ali efectuado e dividido pelas praias do Cabedelo e da Arda.

A XV edição, uma vez mais organizada pelo Surf Clube de Viana, promoveu a alta competição e contou com a participação especial de dois campeões nacionais em título, Manuel Centeno (Bodyboard) e Rúben Silva (Longboard) entre 64 surfistas portugueses e da Galiza.

Na competição, homologado pela Federação Portuguesa de Surf e pela Federación Galega de Surf, destaque para os atletas nacionais, que conquistaram quatro títulos dos cinco em disputa.

Na categoria de Surf Open o campeão foi Eduardo Fernandes atleta da selecção nacional, enquanto no Bodyboard Open foi Nuno Azevedo a vencer (pela quarta vez).

No Longboard Open, Rúben Silva, campeão nacional, venceu com facilidade.
No feminino, a jovem Isabel Perez conquistou o triunfo em surf, tendo Filipa Fernandes ganho a competição de Bodyboard.

A melhor nota (8,33 pontos) e o melhor score (13,93) do encontro foi atribuído a Rui Mendes, do Surf Clube de Viana.
Os finalistas receberam prémios no valor de cerca 4.000 € em vales de viagens, surfwear e em material técnico.
O Luso Galaico 2013 é um dos eventos do “Centro de Mar” e financiado pelo “ON.2 – O Novo Norte” do Programa Operacional Regional do Norte.
Entretanto, no dia 25 de Maio, o CAR de Surf de Viana do Castelo será palco do Portuguese Surf Film Festival – Viana 2013, subordinado ao tema Alquimia. Nele serão exibidas quatro produções independentes, premiadas em 2012 nas categorias de “Melhor Filme Português”, “Melhor Curta, “Melhor Filme de Surf” e “Mais Sustentável”.