• 17 Outubro, 2024

A Fundação do Desporto volta este ano a organizar a Gala dos Prémios Empresariais do Desporto.

Na 5ª edição do evento vão estar presentes, entre outros convidados, o selecionador nacional de Futebol Roberto Martinez, dois dos campeões olímpicos no Atletismo Fernanda Ribeiro e Carlos Lopes, o campeão do Mundo, da Europa e medalhado olímpico na Canoagem Fernando Pimenta, bem como os atletas apoiados pela Fundação Joana Schenker ex-campeã do Mundo e 4 vezes campeã da Europa de Bodyboard e Norberto Mourão, atual campeão europeu em Paracanoagem, e ex-vice-campeão mundial.

Mas no Hotel Altis, em Lisboa, estarão também, no dia 24 de outubro, outros grandes nomes do desporto português como Carolina Duarte, medalhada nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 e Gabriel Albuquerque, Ginasta, que nos Trampolins garantiu este ano um dos diplomas olímpicos para o nosso país.

Os medalhados olímpicos Vanessa Fernandes (no Triatlo) e Nuno Delgado (no Judo), bem como os internacionais (alguns deles olímpicos e paralímpicos) Diana Gomes, Nelson Lopes, Edite Fernandes, Gilberto Filipe, Irina Rodrigues, Odete Fiúza, Diogo Cancela, David Grachat, Marta Jordão Paço e Luís Alves Monteiro serão outros dos nomes que já confirmaram a presença nesta Gala.

A Presidente da Fundação do Desporto, Susana Feitor, também ela atleta olímpica, considera que “esta celebração é muito marcante para a Fundação, por ser o momento em que podemos cimentar a sua posição na comunidade desportiva e na empresarial que apoia o desporto. A Fundação do Desporto, pela sua missão e propósito de promover o desenvolvimento desportivo, da atividade física e do exercício, bem como de coordenar a rede CAR HighsPortugal, aproveita este momento para alavancar publicamente as suas parcerias e o trabalho de cooperação em prol do desporto nacional. Mas permite, em especial, ser um momento de agraciar publicamente quem contribui para este fim”

A atribuição dos Prémios Empresariais do Desporto tem dois objetivos – destacar pessoas, empresas e instituições que apoiam o Desporto em Portugal, mas também distinguir atletas portugueses que se salientaram no ano de 2024.

Nesta festa anual, a Fundação do Desporto, em parceria com a Fundação espanhola “Patrocina Um Deportista”, decidiu atribuir 10 prémios, num total de 11 distinções. A Fundação agradece a todos os patrocinadores e mecenas que se juntaram ao evento e tornaram possível a atribuição de cada um dos galardões:

• Prémio Jovem talento desportivo “Lactogal”

Reconhece o mérito dos jovens talentos desportivos portugueses

• Prémio Promoção da Saúde e Atividade Física “Matrix

Presta tributo ao trabalho empresarial ou institucional de promoção do exercício e do desporto, designadamente no eixo do fitness; pretende-se reconhecer e premiar entidades que promovam e estimulem hábitos de vida saudáveis, através da prática regular de exercício físico, contribuindo para uma vida mais equilibrada e feliz

• Prémio Desporto para Pessoas com Deficiência “Jogos Santa Casa”

Distingue pessoas ou projetos que promovam o desporto para pessoas com deficiência

• Prémio Apoio ao Desporto “Fundação Inatel”

Reconhece entidades ou empresas que se destacam no apoio ao desporto e aos praticantes

• Prémio Projeto Social Desportivo “Grupo Renault”

Reconhece entidades, empresas, organizações ou projetos que, através do desporto, promovem a inclusão, hábitos de vida saudável, o aumento da prática desportiva ou a solidariedade social

• Prémio Inclusão pelo Desporto “Rexona”

Distingue projetos que sejam um exemplo de inovação social para a integração e inclusão no e pelo desporto

• Prémio Inovação e Desporto “Whiteflyer”

Pretende reconhecer as iniciativas inovadoras, tecnológicas ou não, que concorram para o desenvolvimento do desporto

• Prémio Mulher, Empresa e Desporto “Água de Luso”

Pretende distinguir uma personalidade que junte três atributos: “Mulher, empresária e apoio ao desporto”

• Prémio Ibérico “Patrocina Um Deportista”

Presta tributo a carreiras desportistas ímpares no desporto, perpetradas por cidadãos ibéricos que, pelo seu papel e ação na sociedade, ajudam a aproximar os dois povos e contribuem para o desenvolvimento das relações entre Portugal e Espanha, o fim último da cooperação bilateral

• Prémio Carreira “Fundação do Desporto”

O objetivo é prestar tributo a carreiras desportivas ímpares no desporto, perpetradas por cidadãos portugueses

Os troféus da edição deste ano são produzidos em pedra moca. Foram concebidos e oferecidos pela empresa “Mocamar Limestone”, sediada na belíssima Serra d’ Aires e Candeeiros.