• 21 Novembro, 2018

Premiados – I Gala de Prémios Empresariais 2018

A cidade de Lisboa foi a anfitriã dos I Prémios Empresariais Fundação do Desporto/Patrocina um Desportista, um evento promovido em coorganização pela Fundação do Desporto e a Patrocina um Desportista. O Desporto e as empresas reuniram-se numa Gala com a presença das autoridades oficiais portuguesas e espanholas em sinergia.

O objetivo era claro: reconhecer as empresas, instituições e pessoas que apoiam o Desporto Nacional.

O Hotel Pestana Palace em Lisboa vestiu-se de gala para receber empresários, desportistas e personalidades do mundo do Desporto com vontade de passar uma noite especial.

Uma Gala apresentada por Diana Chaves com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio, Alimentos de Extremadura e Ayuntamiento de Badajoz.

Marcaram presença figuras de relevo do universo desportivo nacional, designadamente, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Direção do IPDJ, I.P., Presidentes dos Comités Olímpico e Paralímpico, Presidentes de Federações Desportivas Nacionais, AAOP e CAO, Diretores dos jornais desportivos A Bola e Record, e vários meios de comunicação social. De registar a presença, igualmente, do Embaixador da Coreia do Sul e de representantes da Junta da Extremadura.

A cerimónia iniciou-se com a entrega do “Prémio Amigo do Projeto” que reconheceu o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, um dos grandes apoiantes, desde a primeira hora, deste projeto em Portugal.

O “Prémio Amigo Luso-espanhol” foi para as mãos de Manuel Pereira. Português de Nascimento e espanhol por adoção, vice-presidente da Fundação Luso-Espanhola e colaborador do Jornal A Bola, um dos grandes entusiastas deste projeto.

O “Prémio Desporto Adaptado – Associação Mutualista Montepio” foi atribuído a Nuno Vitorino, mentor do mentor do projeto “SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado” – projeto inovador de inclusão e integração social através do Desporto.
O “Prémio Jovem Praticante Desportivo” foi entregue à equipa feminina de futsal que obteve a medalha de ouro nos recentes Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires 2018.

O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. foi galardoado como “Prémio Empresa, Mulher e Desporto”, por todo o seu contributo no desenvolvimento e implementação de políticas de igualdade de género e de promoção do papel da Mulher no Desporto.

O “Prémio Projeto Social Desportivo” distinguiu o projeto “Para ti se não faltares” da Fundação Benfica com o objetivo de combater o absentismo e abandono escolar dos jovens.

O “Prémio especial Fundação do Desporto/Desportista da Atualidade” foi entregue a Fernando Pimenta, o canoísta português campeão do mundo em K1 5.000m e K1 1.000m nos recentes campeonatos mundiais realizados em Montemor-o-Velho.
Na ausência do campeão luso recebeu o premio José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa voltou a subir ao placo para receber o “Prémio Apoio ao Desporto”.

A Gala terminou com a entrega do “Prémio especial Patrocina um Desportista/Carreira Desportiva” entregue a Rosa Mota, Campeã Olímpica na Maratona, nos Jogos de Seul em 1988 e medalha de prata em Los Angeles 1984.

Este Evento serviu também para a apresentação da iniciativa “Patrocina um Desportista” que tem por objetivo (i) apoiar economicamente praticantes desportivos na sua preparação para as grandes competições desportivas e (ii) fornecer às empresas um modelo de patrocínio diferente e eficaz, responsável no aspeto social e que oferece um retorno do investimento num curto prazo com base nos valores do desporto admirados por todos.

PREMIADOS NOS I PRÉMIOS EMPRESARIAIS PATROCINA UM DEPORTISTA
• PRÉMIO AMIGO DO PROJETO: Santa Casa Misericórdia de Lisboa
• PRÉMIO AMIGO Luso-espanhol: Manuel Pereira
• PRÉMIO DESPORTO ADAPTADO: Nuno Vitorino, mentor do projeto “SURFaddict”
• PRÉMIO JOVEM PRATICANTE DESPORTIVO: Seleção Feminina de Futsal – Ouro, Buenos Aires 2018
• PRÉMIO MULHER, EMPRESA E DESPORTO: IPDJ, I.P.
• PRÉMIO PROJETO SOCIAL DESPORTIVO: Projeto “Para ti se não faltares!” da Fundação Benfica
• PRÉMIO ESPECIAL FUNDAÇAO DO DESPORTO/DESPORTISTA DA ATUALIDADE: Fernando Pimenta
• PRÉMIO APOIO AO DESPORTO: Santa Casa Misericórdia de Lisboa
• PRÉMIO ESPECIAL PATROCINA UM DESPORTISTA/CARREIRA DESPORTIVA: Rosa Mota