A Sala de Estudo Digital do Centro de Alto Rendimento de Anadia (CAR Anadia) foi inaugurada no dia 13 de julho pela Fundação do Desporto, Câmara Municipal de Anadia e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Na cerimónia estiveram presentes a presidente do Conselho de Administração da Fundação, Susana Feitor; a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso; a diretora de comunicação e marcas da SCML, Maria João Matos; o diretor da unidade de patrocínios da SCML, Nuno Pires.
Na assistência marcaram presença o coordenador nacional da UAARE, Victor Pardal; o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino; o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.
A Sala de Estudo irá apoiar os alunos nacionais e estrangeiros que frequentam o CAR Anadia, servindo também como sala tecnológica multiusos ao serviço do CAR Anadia.
A sessão de inauguração foi antecedida por uma visita ao Velódromo Nacional, onde está a decorrer o Campeonato Europeu de Pista Juniores/Sub23.
As Salas de Estudo Digitais são um programa criado pela Fundação do Desporto, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Maria João Matos, diretora de comunicação e marcas da SCML, afirmou que “este é mais um projeto dentro de um grande apoio e de uma grande parceria que temos com a Fundação do Desporto, e é sem dúvida a aposta que tem que ser feita. É esta pequena força que damos aos nossos atletas de alto rendimento para continuação dos seus estudos, acreditando que chegarão muito longe se assim o quiserem e é por isso que para nós é uma boa aposta neste projeto.”
Susana Feitor relembrou que as salas de estudo digital são “um programa criado em 2020 pela Fundação do Desporto com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que pretende reunir o desporto de alto rendimento à educação”.
“Os dois principais eixos destas salas digitais são contribuir para a promoção das carreiras duais e por outro lado modernizar os centros de alto rendimento, capacitando-os para proporcionar um serviço aos seus utilizadores, não só atletas, mas também quem os acompanha, treinadores, equipas e staff que está nos centros de alto rendimento. Com estes equipamentos é possível articular com as equipas multidisciplinares provenientes das várias escolas das UAARE, que providenciam o apoio especializado, ou seja, ajudam no acesso à supervisão pedagógica: a consulta dos recursos educativos digitais, os cadernos diários digitais e o acesso à plataforma online digital de ligação direta à escola UAARE”, disse a responsável.
“Estas salas servem também como sala tecnológica multiusos ao serviço dos centros de alto rendimento. O apoio não é exclusivo aos alunos e aos treinadores no âmbito do estudo, mas também ao treino, controlo de treino, e ao que as equipas e os staffs que acompanham os estágios considerem necessário. Ou seja, está ao serviço de todos”, concluiu.
Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, referiu que “temos de ficar gratos à Fundação do desporto porque todos os investimentos, todos os apoios possíveis e as parcerias que temos feito. Os protocolos que temos estabelecido com a Fundação são sempre bem-vindos e na verdade tem sido um grande apoio no sentido de estarmos mais capacitados para melhor irmos respondendo aos desafios que vão aumentando, à medida que alguns equipamentos ficam mais desatualizados e é necessário renovar e isso implica efetivamente um grande investimento.”
A responsável pelo município acrescentou que “nesta parceria com a Fundação do Desporto e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ficamos com uma sala com melhores infraestruturas e com melhor apoio aos jovens para conseguirem compatibilizar a prática do desporto e os estudos. O Centro de Alto Rendimento de Anadia fica mais capacitado para acolhermos jovens que conseguem conciliar os dois caminhos que são importantes na sua vida.”