O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias encerrou a 5ª edição da Gala dos Prémios Empresariais do Desporto que distinguiu desportistas, empresas e instituições.
No discurso de encerramento do evento organizado pela Fundação do Desporto e pela Fundação Patrocina Un Deportista, o Secretário de Estado sublinhou que conta com todos para o desenvolvimento do desporto em Portugal.
Aqui fica o discurso do governante no final da Gala.
“Este espírito de parceria e colaboração entre Portugal e Espanha tem estado muito presente a vários níveis. Esta semana tivemos a Cimeira Luso-espanhola onde foram articulados temas muito importantes para os dois países.
Como segunda nota, vou com grande satisfação aceitar o pedido que foi feito no início desta Gala, por um dos parceiros da Fundação que foi homenageado e que pediu ao Governo que os ajudasse a apoiar o desporto. Nesse sentido, já transmiti à senhora presidente da Fundação, e vou adicionar esta equação também ao senhor Presidente do IPDJ: vamos convidar os 26 parceiros comerciais da Fundação do Desporto para juntamente com o Governo e estas duas instituições para podermos fazê-lo, mas de uma forma célere. E no prazo dessa semana vamos convocar essa conversa.
Quero dizer-vos também que hoje é um dia especial. Temos muitos dos nossos melhores aqui nesta sala. Muito obrigado pelo convite. É com enorme prazer e honra que estou aqui a partilhar este momento convosco.
Esta é uma noite de reconhecimento ao mérito. No desporto esta cultura de meritocracia é muito importante. Não só no desporto, mas no nosso país também.
E também a todos aqueles que ajudam os nossos atletas a conquistar estes momentos. E estão aqui muitos parceiros comerciais que o fazem.
Nesta Gala estão alguns dos maiores nomes do desporto. Uma referência ao nosso campeão Carlos Lopes, à nossa campeã Fernanda Ribeiro, ao nosso campeão Fernando Pimenta, ao nosso campeão Nuno Delgado, à nossa campeã carolina Duarte, ao nosso campeão Diogo Cancela e ao nosso campeão Norberto Mourão que são os medalhados que estão nesta sala. Eles representam todos os que estão aqui hoje, já estiveram no passado e que vão estar no futuro.
Início também com uma citação do primeiro-ministro, que tem sido incansável, e eu vou citá-lo novamente para que não fique nenhuma dúvida: o Desporto é uma prioridade deste Governo.
A legislatura tem 1460 dias; hoje é o dia 204 em que assumi funções. Naturalmente que nós queríamos fazer tudo, e eu também estava nessa lista, fazer tudo, talvez em 100 dias. Sabemos que é difícil, mas vamos consegui-lo. Há um conjunto de compromissos que vamos conseguir, juntos, realizar.
Os objetivos nacionais e os compromissos do Governo para a legislatura estão definidos no programa do Governo. Aprovado na assembleia da República no dia 12 de abril de 2024. O ponto de partida é este; estamos todos conscientes disso, estão 4 objetivos nacionais definidos e naturalmente que temos um plano que o vai acompanhar, que, por sinal, considera, como já vos foi transmitido, uma visão a três ciclos olímpicos e paralímpicos e um plano de ação a 4 anos.
Queremos mais e melhor desporto para todos. E todos têm e vão ter um papel essencial neste desígnio: de melhorar o nosso país através do desporto. O vosso compromisso, de todos, é por isso essencial.
Nesta Gala destacam-se pessoas, empresas, instituições, que contribuem e contribuíram para o desenvolvimento desportivo em Portugal. E logo, para o desenvolvimento da nossa sociedade através da promoção do desporto.
Aqui, aplaudimos o talento e esforço de alguns atletas e o apoio benemérito de algumas empresas. E naturalmente que vamos adicionar mais algumas.
Quero em nome do Governo agradecer o vosso exemplo e reconhecer publicamente o mérito dos atletas, treinadores e empresas que têm um papel fundamental na promoção e desenvolvimento do desporto.
A celebração das conquistas é absolutamente justa e serve também para as novas gerações de atletas e para outras empresas.
Temos de olhar com grande satisfação para aquilo que temos feito e para o que vamos fazer.
Um agradecimento aos municípios, particularmente aqueles que acolhem gerem e apoiam a Rede Nacional de centros de Alto Rendimento de Portugal, em articulação com as Federações Desportivas, com os dois Comités.
Anadia, Aveiro, Caldas da Rainha, Golegã, Oeiras, Maia, Montemor-o-Velho, Peniche, Nazaré, Rio Maior, Viana do Castelo, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de gaia e Vila Real de Santo António. Muito obrigado pela vossa dedicação e empenho e vamos continuar a trabalhar para que seja possível ter mais resultados desportivos que nos orgulhem a todos e ao nosso país.
Quero dar os parabéns a todos: aos que venceram os prémios e ao tecido empresarial que apoia este projeto. E, a terminar, uma palavra de agradecimento muito especial à Fundação do Desporto e à Fundação patrocina Un Deportista pela vossa dedicação, a vossa paixão pelo desporto, aliada á visão empresarial que faz desta noite, uma noite muito especial.
Muito obrigado, também Fernanda Ribeiro. Uma justa homenagem hoje, na sequência do nosso campeão Carlos Lopes e outros de seguirão.
Muito obrigado a todos”.