• 15 Dezembro, 2023

No passado dia 12 de dezembro, a Fundação do Desporto promoveu o “Meeting HighsPortugal’23”, a primeira reunião da Rede de Centros de Alto Rendimento (CAR) da atual Administração sob a liderança de Susana Feitor. Um encontro importante na aproximação dos membros da rede CAR.

O evento decorreu em Caldas da Rainha, contou com o apoio do município e da Federação Portuguesa de Badminton, a entidade gestora do CAR, que gentilmente cedeu o Centro de Alto Rendimento de Badminton para o denso programa do dia.

De referir que “Meeting HighsPortugal’23” teve forte adesão, reunindo os vários membros das Comissões de Gestão Local (CGL) de cada Centro de Alto Rendimento da Rede CAR – HighsPortugal.

Estiveram presentes várias entidades e personalidades do universo do desporto nacional, de salientar o Sr. Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P., Vítor Pataco, o Sr. Presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal, Manuel Brito, Instituições de Ensino Superior, Comités, Olímpico e Paralímpico, Federações, Clubes e uma presença especial da olímpica, medalha de prata nos JO Pequim 2008, Vanessa Fernandes.

Entre os ilustres ainda a destacar vários os Presidentes das Câmaras Municipais, Vítor Marques de Caldas da Rainha,  Walter Chicharro da Nazaré, Filipe Santana Dias de Rio Maior e Diogo Rosa Vice-presidente da Golegã. Vários Vereadores, que assumem também a responsabilidade na gestão dos CAR, como Pedro Duarte, vice-presidente da CM de Foz Côa, Décio Matias, vereador em Montemor-o-Velho, Rogério Carlos vice-presidente do Município de Aveiro, José Guilherme Aguiar, vereador da Câmara Municipal de VN Gaia, Álvaro Leal, vereador da CM de Vila Real de Santo António.

A registar que todos os diretores dos diversos CAR estiveram presentes e com eles esteve também o diretor do CAR Jamor, complexo multidesportivo que apesar de não estar incluído na rede, coopera e colabora.

Objetivos Principais Atingidos com Êxito:

Sinopse dos principais pontos a debate: A Fundação do Desporto apresentou os principais pontos sobre os quais urge refletir, no sentido de potenciar a Rede CAR HighsPortugal, destacando a importância da colaboração e do esforço conjunto. Nesse sentido, foram identificadas matérias estruturais e de grande relevo: Modelo de Gestão, Financiamento, Sustentabilidade, Acessibilidades, Comunicação, posicionamento da Rede CAR – HighsPortugal como um produto, angariação de clientes. Estas e outras matérias irão ser foco de análise e debate interno.

Aproximação e Cooperação: O evento tinha como principal propósito a aproximação entre os membros da rede, a partilha de boas práticas e desafios, com a intenção de fortalecer a cooperação na Rede.

Projetos e Protocolos: Foram ainda durante o dia, apresentados os mais recentes projetos e protocolos, visando a valorização contínua da Rede CAR na sua excelência desportiva. Desses, destaca-se o protocolo com a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADOP), que pretende capacitar os recursos humanos e os agentes desportivos dos CAR no âmbito do combate à dopagem.

A Fundação do Desporto agradece a adesão de todos e reafirma o seu forte empenho e compromisso nesta nova etapa para a Rede CAR – HighsPortugal, insistindo na importância da colaboração, cooperação e do esforço conjunto.

Álbum de fotos: https://lnkd.in/drBUqQSs