• 23 Abril, 2017

O SCV é o anfitrião do primeiro “Acampamento de Surf Adaptado para Pessoas com Deficiência” (Adaptive Surfing Camp for People with an Impairment) da Europa. Arrancou a 23 de abril e estende-se até dia 28.

Este projeto europeu, composto por dois acampamentos e um seminário, inclui atividades de surf adaptado, workshops temáticos e visa a partilha de boas-práticas, com o intuito de estas serem decisivas para a inclusão social.

O Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo e a Praia do Cabedelo reúnem condições excelentes para o surf adaptado sendo os espaços privilegiados do acampamento de estreia deste projeto europeu, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ Sport da Comissão Europeia, onde se juntam Portugal, Espanha e Itália.

Para Marioma Masdemont, da Play&Train (associação catalã organizadora do projeto), “o que se pretende é combinar as forças de trabalho de todos os participantes e daí retirar as melhores práticas com vista a, através do desporto e em particular do surf, promover a inclusão social”.

Para este acampamento inicial, em Viana do Castelo, Marioma Masdemont espera “registar um grande número de participantes com incapacidade e haver um forte e rico intercâmbio de experiências entre os participantes dos vários países que conduzam ao fomento mais generalizado da prática do surf adaptado”.

Estão ainda previstos mais dois acampamentos de surf adaptado nas Canárias e, ainda, o “Primeiro Seminário Europeu de Surf Adaptado”.

A associação Play&Train, que tem uma vasta experiência em desporto adaptado, está a trabalhar na definição dos requisitos de enquadramento necessários para que o surf venha a ser uma modalidade paralímpica.

Neste acampamento, o Surf Clube de Viana conta com a participação da APPACDM, da Iris Inclusiva e da Mobilitas, bem como o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.